Logo

1% da humanidade controla 50% da riqueza mundial

Post By RelatedRelated Post

1% da humanidade controla 50% da riqueza mundial

A coluna do jornalista Jamil Chade, do Estadão, revelou informações alarmantes. De acordo com dados divulgados pela ONG Oxfam, cerca de 1% da humanidade controla 50% do riqueza mundial.

Donos do mundo: 1% da humanidade controlam as maiores fortunas do mundo

Isso significa que a desigualdade social no planeta é mais profunda do que imaginamos, e está dando medo até mesmo nos organizadores do Fórum Econômico Mundial de Davos que são considerados “os arautos do capitalismo”, de acordo com Chade. Essa desigualdade representa um grande risco para a estabilidade social.

Segundo o estudo da Oxfam, 85 das fortunas mundiais acumulam a mesma riqueza que cerca de 3,5 bilhões de pessoas. Metade da população mundial. Portanto, 1% das pessoas controlam 50% do Produto Interno Bruto do planeta.

1% da humanidade controla 50% da riqueza mundial

Na Europa, as dez pessoas mais ricas tem fortunas equivalentes a todos os pacotes de resgate enviados para países em crise da região entre 2008 e 2010, o que somam cerca de 200 bilhões de euros. Nos EUA, por exemplo, 95% do crescimento gerado depois da crise de 2008 ficou apenas com 1% da população.

Enquanto isso, nós e a maioria da população nos matamos para trabalhar e abastecer os bolsos deste 1% da população.

E aí, será que as pessoas ainda acham que o capitalismo é um bom modelo a seguir? Os próprios senhores do capitalismo estão com medo da podridão que eles criaram.

Dá só uma olhada no vídeo abaixo e confira, por exemplo, como é distribuída a renda nos Estados Unidos. O que não deve ser muito diferente do Brasil.

Chocado? Nós também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Flávio Croffi

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!