10 bibliotecas mais incríveis do mundo

10 bibliotecas mais incríveis do mundo

Apreciar o silêncio de bibliotecas é um dos passeios mais interesses que se pode fazer ao visitar cidades. Esses edifícios tem a função de guardar o conhecimento, a cultura e a produção científica de civilizações e normalmente oferecem raridades da história mundial. É um ambiente ótimo para ir com a família, amigos ou solitário.

Abaixo você confere uma seleção com as 10 bibliotecas mais incríveis do mundo.

Bibliotecas mais incríveis do mundo

1. Biblioteca Pública de Salt Lake City – Salt Lake City, EUA

Biblioteca-Pública-de-Salt-Lake-City

A Biblioteca Pública de Salt Lake City, localizada no estado de Utah (EUA), é obra do arquiteto israelita Moshe Safdie. O edifício tem uma área total de 22.300 metros quadrados distribuídos por cinco andares e abriga uma coleção de mais de 500.000 volumes.

O prédio é feito por paredes de vidros curvos que permitem a entrada de luz natural. O topo da biblioteca possui um terraço com um jardim com vista para a cidade e para as montanhas de Wasatch. Há computadores com acesso à Internet em todos os andares e um café aconchegante para os visitantes.

Foto: Pedro Szekely

2. Biblioteca de Strahov – Praga, República Checa

Biblioteca-de-Strahov

A biblioteca histórica de Strahov é considerada uma das mais belas do mundo, tomada por arte sacra. Seu acervo possui mais de 200.000 volumes entre os quais três mil são manuscritos. O local contém uma sala Teológica onde há ornamentação de cerâmica, literatura teológica e milhares de edições da Bíblia em várias línguas.

Foto: Rafael Ferreira

3. Biblioteca Parque Espanha – Medellín, Colômbia

Parque-Biblioteca-da-Espanha

Edificada sobre uma montanha em Santo Domingo – uma área fortemente afetada pela violência e tráfico de drogas durante as décadas de 80 e 90 – esta biblioteca foi construída como uma iniciativa de desenvolvimento urbano com o fim de promover mais oportunidade para os residentes mais pobres da região.

Foto: Danjeffayelles

4. Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

gabinete-real

Fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, o Real Gabinete Português de Leitura tem um estilo arquitetônico baseado no gótico-renascentista. Ao visitar a biblioteca é possível ver mais de 350.000 volumes armazenados em apenas uma sala, além de uma pequena coleção de esculturas, pinturas e moedas.

Foto: Os Rúpias

5. Biblioteca Beinecke para Livros Raros e Manuscritos – New Haven, EUA

biblioteca-beinecke

Um presente da família Beinecke para a Universidade de Yale em 1963, esse edifício sem janelas é o maior prédio do mundo dedicado a fazer a manutenção de documentos e manuscritos raros.

A Biblioteca Beinecke tem paredes feitas de mármore translúcido e fica na Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos.

Foto: KAALpurush

6. Biblioteca Nacional da Bielorrússia – Minsk, Bielorrússia

Biblioteca-Nacional-de-Bielorrússia

Localizada em Minsk, a Biblioteca Nacional da Bielorrússia abriga mais de oito milhões de documentos e tem a terceira maior coleção de obras russas do mundo.

A arquitetura da biblioteca é moldada como um Rombicuboctaedro – que na Geometria é um sólido de Arquimedes com oito triângulos e dezoito faces quadradas –, com 22 andares.

Foto: Giancarlo Rosso

7. Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher – Toronto, Canadá

Biblioteca-de-Livros-Raros-Thomas-Fisher

A Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher contém a maior coleção de livros raros no Canadá. Afiliada à Universidade de Toronto, a biblioteca abriga inúmeras obras famosas, como as primeiras edições de livros de Lewis Carroll, Isaac Newton e Shakespeare.

A coleção possui mais de 25.000 itens.

Foto: Andrew Louis

8. Biblioteca Central de Seattle – Seattle, EUA

Biblioteca-Central-de-Seattle

Finalizada em 2004, a Biblioteca Central de Seattle, nos Estados Unidos, se caracteriza por ser um edifício funcional e flexível. Com 56 metros e onze andares, o local é iluminado por luz natural e tem uma aparência notável por conta das sombras refletidas que formam uma grande rede.

Sua arquitetura futurista atrai visitantes do mundo todo que podem desfrutar de um acervo com cerca de um milhão e meio de livros.

Foto: Stephen J. Friedman, MD

9. Biblioteca Britânica – Londres, Inglaterra

Biblioteca-Británica

A Biblioteca Britânica é uma das maiores bibliotecas do mundo contendo mais de 150 milhões de documentos de países de todo o mundo – dos quais 100 milhões estão disponíveis digitalmente. Entre os materiais notáveis estão a Magna Carta, o diário do capitão James Cook e o único manuscrito medieval sobrevivente de Beowulf.

Foto: Steve Cadman

10. Biblioteca Real da Dinamarca – Copenhagen, Dinamarca

biblioteca-real-da-dinamarca

Fundada em 1648, a Biblioteca Real da Dinamarca é a maior biblioteca da Escandinávia e guarda vários tesouros históricos da região. O local ganhou em 1999 um novo prédio (na foto acima), chamado “Diamante Negro”, que abriga um ambiente para concertos, exibições e um terraço panorâmico.

Foto: G. Jörgenshaus

Leia Também 8 lugares geeks que todo mundo deveria visitar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Guest

    Mais uma: Trinity College Library, em Dublin-Irlanda. Parte dos filmes do Harry Potter foram gravados nessa biblioteca!

  • Paula Romano

    Maravilhosa!

  • Andreza Driely Luz

    Linda! As bibliotecas com esse toque mais rustico, são as mais belas.