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21 anos de DOOM: confira artes inéditas

21 anos de DOOM

Em 10 de dezembro de 1993, seria lançado o shooter que influenciaria uma geração de jogadores, DOOM da iD Software. Para comemorar o aniversário de 21 anos, John Romero, um dos desenvolvedores, postou artes conceituais inéditas em seu Twitter.

As imagens, que você vê abaixo, demonstram o processo de criação dos personagens e objetos para o shooter.

Como a iD Software na época era uma empresa pequena, não possuía todo o aparato tecnológico de última geração, os objetos e personagens foram feitos de maneira criativa. Algumas armas do jogo na verdade eram armas de brinquedo compradas em lojas e partes do cenário eram fotos de componentes de um computador.

O legado de DOOM

Em 1993, existiam pouquíssimos shooters em primeira pessoa no mercado, sendo um deles Wolfenstein 3D, também da iD Software. Com muita ação, sangue e violência, DOOM popularizou o gênero com sua movimentação frenética, fases que mais pareciam labirintos e um multiplayer viciante.

DOOM também foi muito bem recebido pelos fãs por sua qualidade gráfica impressionante. Algumas de suas contribuições técnicas para o mercado foram a possibilidade de criar múltiplos andares em um mapa, melhorias na iluminação, texturas e áudio.

Curiosidades sobre DOOM

  • O modo multiplayer, um dos grandes sucessos de DOOM, chegou a causar problemas dentro de escritórios. Empresas como a Intel tiveram de estabelecer políticas internas que proibiam partidas em rede do shooter.
  •  Dado a sua grande influência no mercado, outros shooters que foram lançados posteriormente eram considerados “doom-clones” por possuírem uma temática ou estrutura similar. Foi só em 1998 que o termo “first-person shooter” (shooter em primeira pessoa) começou a se popularizar.
  •  A comunidade de fãs de DOOM continua ativa até hoje, com muitos mapas e mods criados diariamente. Uma dessas fontes é o DoomWorld, que agrega mods que vão de um remake de Alien a uma paródia do recente DayZ.
  •  DOOM foi o primeiro passo da iD Software na criação de motores gráficos altamente personalizáveis para jogos. A popularização da empresa nesse ramo viria com o lançamento de Quake. Títulos como Call of Duty, Half Life, Prey, Medal of Honor e muitos outros fizeram uso um motor gráfico baseado na iDTech 3, usada para desenvolver Quake IIII.

Veja artes inéditas em comemoração aos 21 anos de DOOM

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Criador do HU3BR.com e colaborador da EGW. Joga desde 1993 e isto se tornou trabalho em 2008. Gêneros preferidos: estratégia, RPG, shooter e simulação. Curta o Geekness no Facebook!