Por que algumas pessoas sentem arrepios quando ouvem música?

A música pode ser uma grande fonte de prazer e poder emocional em nossas vidas. Essa manifestação cultural está presente em todas as sociedades de alguma forma, desde 24 mil anos antes das pinturas rupestres de Lascaux.

Um fato curioso é que algumas pessoas sentem algo como um calafrio na espinha que se estende da cabeça até o corpo todo. Como se fossem ondas elétricas.

Se você já sentiu algo parecido, existe uma resposta científica para o mistério.

Por que algumas pessoas sentem arrepios quando ouvem música?

De acordo com uma pesquisa publicada pela revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, pessoas cujos corpos respondem com esse estímulo à música possuem cérebros estruturalmente diferente do que os demais.

Isso acontece porque o córtex auditivo se comunica de maneira mais eficiente com as áreas cerebrais associadas ao processamento emocional. Matthew Sachs, doutorando da Universidade do Sul da California (USC) e principal pesquisador do estudo, diz que isso ocorre devido a existência de muito mais fibras as quais se conectam com essas regiões.

Tais conclusões possibilitam descobertas científicas e filosóficas mais profundas, evidenciando a razão pela qual a música tocou tanto os seres humanos desde o início da humanidade.

“Juntos, os resultados presentes podem informar teorias científicas como também filosóficas sobre as origens evolutivas da estética humana, especificamente da música”, explicam os pesquisadores do estudo. “Talvez, uma das razões pelas quais a música é um artefato cultural e indispensável, é porque ela se atrai diretamente através de um canal auditivo para centros de processamento emocional e social do cérebro humano”.

 

Particularmente, acredito que a música também ajude a aliviar o peso da existência, do cotidiano e ainda seja grande fonte de inspiração. Sempre foi minha companheira durante a vida, e não tenho momentos que não foram marcados por ela. Por isso, listei algumas que me proporcionam arrepios, para quem quiser compartilhar dessa sensação comigo.

E você, também desfruta dessa sensação? Se sim, não deixe de compartilhar qual música te causa esses estímulos! 🙂

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...