Animação do quadro “O Grito” ao som de Pink Floyd

O animador romeno Sebastian Cosor conseguiu combinar duas obras-primas em uma única animação; o quadro “O Grito” (The Scream), do pintor expressionista norueguês Edvard Munch (1863-1944), e “The Great Gig In The Sky”, faixa do álbum “The Dark Side of The Moon” da banda Pink Floyd.

Os quadros de Munch são inspirados essencialmente em sua vida pessoal, e refletem sentimentos de profunda angústia e desespero existencial, imortalizados na pintura mais importante do movimento expressionista.

“I was walking along the road with two Friends
the Sun was setting — the Sky turned a bloody red
And I felt a whiff of Melancholy — I stood
Still, deathly tired — over the blue-black
Fjord and City hung Blood and Tongues of Fire
My Friends walked on — I remained behind
— shivering with anxiety — I felt the Great Scream in Nature”

“Passeava com dois amigos ao pôr do sol quando
o céu ficou de súbito vermelho-sangue.
Eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a vedação.
Havia sangue e línguas de fogo
sobre o azul-escuro do fiorde e sobre a cidade.
Os meus amigos continuaram,
mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade
e senti o grito infinito da Natureza”

O poema acima escrito por Munch, revela o exato momento de estímulo para produzir a primeira versão de “O Grito” em 1893, uma série composta por quatro telas. Duas delas, “A Ansiedade” e “O Desespero”, se encontram na galeria nacional de Oslo.

Quase um século depois, a banda inglesa Pink Floyd concebeu “The Great Gig In The Sky”, uma intensa música instrumental com vocais da cantora Clare Torry, a qual faz parte de um álbum inspirado em doenças mentais, o envelhecimento, e temas pessoais, em especial a saída de Syd Barrett, integrante que deixou o grupo em 1968 depois que sua saúde mental se deteriorou.

Embora as duas composições tenham sido produzidas em épocas e contextos distintos, cada qual traz expressões e significados capazes de despertar profundos sentimentos em nós e, combinadas, são uma poderosa fonte de emoção.

Animação do quadro “O Grito” ao som de Pink Floyd

Encontre mais animações do Sebastian Cosor no Vimeo.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...