Antiprincesas: Grandes mulheres retratadas em livros para crianças

Antiprincesas: Grandes mulheres retratadas em livros para crianças

Todo mundo conhece as histórias de princesas. Sabemos em que mundo elas vivem, como são seus castelos, a cor dos seus vestidos favoritos, quem são seus amigos, inimigos e com quem se relacionam.

Porém, não temos tantas informações assim de grandes mulheres. E esta é a premissa dos livros da série Antiprincesas da editora de livros Chirimbote, escrito por Nadia Fink.

Eles trazem histórias de significativas mulheres latino-americanas, como o caso de Frida Kahlo, a qual estreia a primeira edição.

Na segunda edição, quem protagoniza é Violeta Parra compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista do país. Ela foi também a fundadora da música popular do Chile e teve importante papel político, pois compunha músicas sobre os oprimidos e explorados.

A escritora Nadia Fink dedica agora o terceiro livro da coleção para Juana Azurduy, militar que participou das lutas pela independência da América espanhola.

Ela explica os motivos de seu foco nessas mulheres:

“Por um lado, o modelo de princesas Disney, reforçado a cada nova produção cinematográfica e, por outro lado, a chegada de um modelo que eleva e ressalta as figuras de mulheres combatentes, comprometidas com seu entorno”, disse a autora em entrevista ao portal La Capital (Leia a entrevista completa, em espanhol).

 

“Uma de nossas preocupações foi tentar entender os novos formatos experimentados por meninas e meninos de hoje, onde a linguagem não é linear e, sim, distribuída em várias janelas na tela para interagir. Nós valorizamos as novas gerações e não renegamos suas mudanças e desenvolvimento”.

Os livros por enquanto só serão vendidos na Argentina. Quem sabe alguma editora não embarque na onda e publique por aqui também?

Antiprincesas: Grandes mulheres retratadas em livros para crianças

antiprincesas-01
antiprincesas (2)
antiprincesas (3)

 

antiprincesas (1)

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Alessandro Luz

    Excelente iniciativa! Imprescindível como elemento de construção de uma identidade latina decolonizada.

  • Fernanda Steinbrenner

    Alguém por favor sabe informar como faço para comprar os livros?