7 artistas mais representativos da arte psicodélica

7 artistas mais representativos da arte psicodélica

A arte psicodélica, ou psicodelia, foi um movimento com auge na década de 60 como resultado da contracultura e do estilo de vida hippie. O estilo caracteriza-se pelo uso de drogas psicotrópicas, como o LSD, que são refletidas na literatura, música ou artes visuais.

O objetivo deste movimento é caracterizado pela percepção de aspectos desconhecidos, inusitados e a criatividade sem limites. O uso de drogas psicotrópicas é um modo de abrir esses campos onde se pode ter experiências semelhantes a alucinações, mudanças de percepção, sinestesia, estados alterados de consciência semelhantes ao sonho, psicose e êxtase religioso.

A seguir você confere os 7 artistas mais representativos da arte psicodélica; clique nas imagens para ver ampliado.

Arte psicodélica

Alex Grey

Alex_Grey

Alex Grey é um artista norte-americano especialista em arte espiritual e psicodélica – e talvez o mais conhecido do movimento. Investiu na carreira por influência dos pais, e em 1957 iniciou estudos no Colégio Columbus de Arte e Design.

O interesse de Grey na anatomia do corpo humano levou-o a estudar mais de dez anos na Universidade de Nova York. Grey é praticante da Vajrayana, uma espécie de extensão do budismo, e seus trabalhos se estendem a uma variedade de formas, incluindo performance, instalações, esculturas e pinturas. A ideia é chegar a uma contemplação perfeita entre o corpo, a mente e o espírito.

Cameron Gray

Cameron-Gray

O australiano Cameron Gray é um premiado artista gráfico e fotógrafo selecionado pela Biblioteca Nacional da Austrália como um dos principais artistas do século 21. O trabalho transcendental de Cameron é exibido regularmente em bares em toda a Austrália, e pode ser visto no Museum of Computer Art, em Nova York.

Jonathan Solter

Jonathan-Solter

Jonathan Solter é um artista que dedica seu tempo a arte, a vida e ao amor. Vivendo na baía de São Francisco, ele é um artista especializado em civilizações antigas, viagens dimensionais e animismo. Sua arte já foi exposta internacionalmente, e em todo os Estados Unidos.

Matei Apostolescu

Matei-Apostolescu

Matei Apostolescu é um ilustrador freelance que vive na Romênia e que você provavelmente já viu algumas de suas pinturas pela internet e redes sociais. Em seus trabalhos, ele usa todos os tipos de ferramentas de desenho que vão desde lápis, marcadores, sprays e programas como o Photoshop e o Illustrator.

Michael Garfield

Michael-Garfield

O jovem Michael Garfield é pintor, músico, poeta e um dos artistas de mais destaque da arte psicodélica. Já expôs em vários festivais de arte pelo mundo – como Wakarusa, Electric Forest, Sonic Bloom, Rothbury, Rootwire, Trinumeral, Bear Creek, Motion Notion – e descreve suas ilustrações como uma forma de mostrar o campo energético que há na música.

Pouyan Khosravi

Pouyan-Khosravi

O jovem Pouyan é um artista digital com base no Reino Unido. Depois de uma viagem à Índia, ele ficou fascinado pela cultura psicodélica em Goa. Sua arte expressa os mistérios espirituais e é inspirado nas realidades dentro da psique. O simbolismo antigo e a geometria sagrada, podem ser vistos ao longo de suas obras como uma maneira de se comunicar com a mente e o inconsciente.

Randal Roberts

Randal-Roberts

Randal Roberts é um artista cuja criatividade parte da ideia de libertar o espírito. Desde a juventude, se vê se interessado nas artes, mas só depois dos 30 anos decidiu render-se a elas em tempo integral. Uma de suas principais influências é Alex Grey, já que desde jovem tem mantido contato com ele.

Leia também Artes que enganam o cérebro, por Akiyoshi Kitaoka

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Karina

    Muito bom!!!!!

  • Paulo Vohnmeister

    Paula – Adicione ao Seu artigo ae o Australiano Larry Carlson.
    http://larrycarlson.com/digital-photo-art/

  • Lucas Diniz

    Pode adicionar tambem Android Jones

    😉

  • Paulo Vohnmeister

    É mesmo ! cara.. Android Jones é Fodastico no Mistical art!
    Boa sugestão

  • Edy Senador

    Acrescentaria nessa Meca de artistas de arte psicodélica , Keerych Luminokaya

  • David Schaidt Zgoda

    Os vídeos dele são incríveis.

  • mambojambo

    tirando o alex grey e mais uns poucos, o resto é psicodelia de aspirina. muito cliche de cores e estilos demasiadamente mistos que só fazem sentido pra quem nunca esteve “do lado lá”, ou para quem quer resgatar a psicodelia de 50 anos atrás (já sabendo que nunca vai poder ser um Victor moscoso pq o tempo e a tecnologia são outros). falta em alguns destes trabalhos a profundidade e principalmente a “hipersaturação sensorial” bem trabalhada que caracteriza a psicodelia, e que é bem representada no trabalho de dezenas de artistas ao redor do mundo e no brasil.. muitos não “psicodélicos” na caracterização leiga que busca o cliche sessentista, mas ultra psicodelicos para quem entende.. faz vinte anos que o tihkal foi lançado, temos hoje um menu absurdamente amplo de drogas psicodélicas, cada uma com suas padronagens e “texturas” no campo visual, que já são exploradas pelos artistas sintonizados no universo psiconauta que não estão nesta lista. por outro lado, estes que estão aqui podem ser os mais “representativos”, o que de modo algum quer dizer que são os melhores, ou mesmo psicodélicos.