Curiosidades

Atlas do corpo revela onde sentimos amor, tristeza, felicidade ou vergonha

Sensações são universais. Às vezes a gente sente aquele calor, aquela pontada, ou só um frio inesperado. Este atlas do corpo mostra quais as regiões “se ativam” quando revelamos determinados sentimentos.

Para determinar quais são essas regiões, mais de 700 participantes na Finlândia, Suécia e Taiwan participaram de experimentos com o objetivo de mapear suas sensações corporais em conexão com emoções específicas.

Cada participante viu palavras carregadas de emoção, vídeos, expressões faciais e histórias.

Eles conseguiram colorir, com a ajuda de um computador, quais partes do corpo a sensação corporal aumentava ou diminuía, fornecendo uma ampla base de dados para os pesquisadores.

Os pesquisadores encontraram áreas estatisticamente discretas para cada emoção testada, como felicidade, desprezo e amor, que foram consistentes independentemente da nacionalidade dos respondentes.

Os resultados foram publicados nos Procedimentos da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

As emoções básicas, como raiva e medo, causaram um aumento na sensação na região superior do tórax, provavelmente correspondendo a aumentos na taxa de pulso e respiração.

A felicidade foi a única emoção testada que aumentou a sensação em todo o corpo.

Esses resultados melhoram a compreensão dos pesquisadores de como processamos as emoções. Apesar das diferenças na cultura e na língua, parece que nossa experiência física de sentimentos é notavelmente consistente em diferentes populações.

Esse tipo de estudo pode ajudar em tratamentos clínicos e para curar desordens emocionais.

Confira a imagem ilustrativa do estudo abaixo.

Atlas do corpo desvenda áreas que se “ativam” com sentimentos

Atlas do corpo revela onde sentimos amor, tristeza, felicidade ou vergonha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
CuriosidadesLifestyle

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!