Fotografia

“Bonfoton”, o painel de lente que transforma seu quarto em uma câmara escura

O fotógrafo finlandês Tommi Pirnes e sua esposa Annika se apaixonaram pelo conceito da câmara escura, a antecessora de toda tecnologia fotográfica que conhecemos hoje, e criaram o “Bonfoton Camera Obscura Lens” para projetar as imagens exteriores dentro de um quarto escuro.

Embora a fotografia seja uma síntese de várias observações e invenções, a primeira descoberta foi a câmara escura. Desenvolvida no século XIX pelos precursores da fotografia, há relatos de seu uso desde a Antiguidade pelo filósofo grego Aristóteles, que a utilizava para fazer observações astronômicas. Leonardo Da Vinci também a manipulava para projeções de seus desenhos.

É a física que faz a mágica acontecer na câmara escura. O princípio é a propagação retilínea da luz, a qual permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passam por um orifício da câmara sejam projetados na parede paralela. Essa projeção produz uma imagem real e invertida do objeto.

A Bonfoton funciona basicamente da mesma maneira, e o painel da lente é projetado para ser usado com persianas blackout em ambientes escuros. Confira abaixo.

Bonfoton, o painel de lente que transforma seu quarto em uma Câmara Escura

O vídeo do Howcast explica como fazer essa experiência no seu quarto.

Encontre aqui mais informações sobre a Bonfoton.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
Fotografia

Jornalista, escreve sobre arte, cultura, comportamento, psique, política e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.