Cientistas descobrem vastas reservas de água doce abaixo dos oceanos

Cientistas descobrem vastas reservas de água doce abaixo dos oceanos

A crise mundial de água, prevista por alguns como o possível motivo da Terceira Guerra Mundial em um futuro remoto, pode ser evitada. Cientistas descobriram vastas reservas de água nas profundezas do oceano.

Reservas de água doce podem evitar escassez do futuro

De acordo com um estudo publicado pelo jornal Science Daily, há cerca de meio milhão de quilômetros cúbicos de água com baixo índice de sal enterradas em torno do mundo. Mais especificamente na costa da Austrália, América do Norte, China e África do Sul.

“O volume deste recurso é cem vezes maior do que a quantidade que temos extraída da sub-superfície da Terra no século passado desde 1900″, diz o principal autor do estudo, Dr. Vincent Post, do Centro Nacional de Pesquisa e Treinamento de Águas Subterrâneas (NCGRT) e da Escola de Meio Ambiente da Universidade de Flinders.

“A água doce do nosso planeta está cada vez mais sob pressão e tensão, portanto, a descoberta de novos e significativos reservatórios na costa é muito emocionante. Isso significa que mais opções podem ser consideradas para ajudar a reduzir o impacto de secas e escassez de água continentais”, explicou o Dr. Post.

Cientistas descobrem vastas reservas de água doce abaixo dos oceanos

O pesquisador diz que essas reservas foram criadas há milhares de anos, quando o oceano tinha um nível mais baixo do que o atual.

“Então, quando chovia, a água se infiltrava no solo e enchia o lençol freático em áreas que hoje estão abaixo do mar.

 

Foi o que aconteceu em todo o mundo, e quando o nível do mar subiu e quando calotas polares começaram a derreter, cerca de 20.000 anos atrás, essas áreas foram cobertas pelo oceano”, disse ele.

Fica então a pergunta: como podemos extrair essa água?

O Dr. Post explica:

“Há duas maneiras de acessar essa água: Construir uma plataforma em alto-mar e perfurar o fundo do mar, ou perfurar diretamente do continente ou ilhas próximas dos aquíferos.”

No entanto, o Dr. ressalta que os países que estão próximos desses reservatórios precisam tomar cuidado para não infectá-los. E na hora da extração, usar o recurso cuidadosamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...