Ciência

Cientistas criam coletor de energia solar transparente

energia-solar-transparente-02

Cientistas da Michigan State University (MSU) criaram um coletor de energia solar transparente. Ele é tão transparente que pode transformar janelas, telas de smartphones, vidros de carros e diversas superfícies em geradores de energia.

Eficiência para gerar energia solar ainda não é suficiente

Há diversos testes em curso, mas uma das más notícias é que este tipo de superfície produz ainda pouca energia. Durante os testes, apenas os mais escuros produziram mais.

“Ninguém quer sentar-se atrás de um vidro colorido”, disse Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência dos materiais na MSU. “Isso contribui para um ambiente muito colorido, como trabalhar em uma discoteca. Tomamos uma abordagem em que nós realmente podemos criar a própria camada ativa transparente.”

energia-solar-transparente-01

Os coletores solares transparentes desenvolvidos pela equipe da MSU usam moléculas orgânicas microscópicas projetados para absorver comprimentos de onda específicos de luz invisíveis ao olho humano.

“Podemos ajustar esses materiais para pegar apenas o ultravioleta e os comprimentos de onda infravermelho, que, em seguida, ‘brilham’ em outro comprimento de onda no infravermelho”, explicou Lunt. “Uma vez que os materiais não absorvem e emitem luz no espectro visível, eles parecem excepcionalmente transparentes para o olho humano.”

Ou seja, serve como uma “enganação” para os nossos olhos, sendo que o reflexo é criado apenas em infravermelho.

energia-solar-transparente-03

“Isso abre uma grande quantidade de área para implantar a energia solar de uma forma não-intrusiva”, disse Lunt. “Pode ser usado em edifícios altos, com muitas janelas ou qualquer tipo de dispositivo móvel que exige alta qualidade estética como um telefone ou e-reader. Em última análise, queremos tornar as superfícies de colheita solares invisíveis, algo que você nem saiba que estejam lá.”

A produção de energia ainda é muito baixa, com eficiência de apenas 1% em relação aos grandes painéis. No entanto, já é um grande avanço.

Leia também: Cientistas descobrem vastas reservas de água doce abaixo dos oceanos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
CiênciaMundo GeekNews

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!