Como emagrecer de forma saudável

Como emagrecer com saúde

Sabemos que perder peso é uma das grandes metas da maioria das pessoas. Muita gente está acima do peso e não sabe como emagrecer e muito menos por onde começar. Eu mesma demorei 28 anos para conseguir chegar ao peso ideal para a minha altura. Foram muitas tentativas frustradas, até que eu conheci a Dieta Dukan do francês Pierre Dukan e mudei de vida.

Ele é o autor do livro “Eu Não Consigo Emagrecer” e já ajudou milhares de pessoas a perder peso no mundo todo. Conheci o método por meio de uma amiga querida que também me apresentou esse blog maravilhoso: www.dietadukanreceitas.com.br.

Comecei minha jornada lendo tudo o que blog oferece, desde os primeiros passos, o que é preciso comprar, o que eu posso e não posso comer e fiz muitas receitas retiradas de lá. A Dieta Dukan é basicamente uma dieta restritiva de carboidratos que contém quatro fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

O tempo que cada um passará pelas fases é diferente e pode ser calculado gratuitamente no site do próprio Dukan. O site, inclusive, oferece um serviço de apoio pago com receitas e dicas. Para quem precisa de um incentivo maior e não consegue se organizar sozinho é uma boa pedida. Também é recomendado ler o livro do Dukan para tirar todas as dúvidas.

Confesso que eu não terminei todas as fases da dieta Dukan, pois não foi necessário. Logo na primeira semana eu já tinha perdido três quilos. E com o passar o tempo, a balança não parava de diminuir, e eu fiquei com medo de emagrecer demais. Então, parei quase no final da segunda fase e usei o que tinha aprendido com ela para adaptar a minha própria dieta.

Abaixo vou listar o que eu aprendi e como eu fiz para perder exatos 12 quilos.

Como emagrecer com saúde

água

Beba água

Água é a fonte da vida e falar que ela é essencial é até clichê. Mas, infelizmente, não é todo mundo que entende isso. Não é brincadeira quando dizem que temos que tomar no mínimo 2 litros de água por dia. E se você quer perder peso, deveria aumentar esse número para pelo menos 3 litros por dia. É sério, e é uma questão de lógica, pois quanto mais você bebe água, mais você vai ao banheiro. Logo, você elimina na urina os líquidos que estão te deixando inchado. Leve sempre com uma garrafinha de água com você e vá bebendo durante o dia. Pode ter certeza que não vai demorar para você sentir a diferença na sua barriga.

Cha-Verde

Tome chá

Chás são maravilhosos para acelerar o metabolismo e ajudar a perder peso. Invista no chá verde e no chá branco – que fazem parte da mesma família. Eles são conhecidos pelo seu efeito termogênico e aumentam a oxidação das gorduras. Os chás fazem com que o nosso metabolismo funcione mais rápido, o que queima mais energia e evita que ela se acumule e se transforme em gordura. A minha dica é: bateu ansiedade, tome um chá!

atividade-fisica2

Faça exercícios

A regra é a seguinte para perder peso: 80% alimentação e 20% exercícios físicos. Parece repetitivo, mas para você perder você precisa gastar. Ficar sentado no sofá não vai ajudar você a perder as gorduras que tem acumuladas. Então, se mexa. Escolha um exercício que você goste e deixe a preguiça de lado.

No começo, você poderá até achar uma tortura, mas com o tempo vai pegar gosto e não vai mais conseguir ficar sem. Exercícios, além de fazerem bem para o corpo, fazem bem para a mente. Eles ajudam a diminuir o estresse e as aflições do dia a dia. Não adianta falar que não tem tempo nem dinheiro para frequentar academias, pois uma caminhada diária de 20 minutos já traz resultados maravilhosos.

piramide-alimentar

Maneire nos carboidratos

Galera pensa que arroz com feijão é a combinação perfeita e manda ver um patrão cheio. Não estou aqui para dizer que esses alimentos fazem mal para a saúde, muito pelo contrário, mas eles são um perigo para quem quer emagrecer se consumidos em exagero.

Os alimentos ricos em carboidratos são os pães, os cereais, o arroz e as massas. Esses alimentos fornecem energia ao nosso corpo de forma muito eficiente e, por isso, se consumidos em demasia se transformam em gordura. O ideal é equilibrar a sua alimentação dosando vegetais, frutas, laticínios, proteínas e carboidratos.

ansiedade e comida

Não deposite sentimentos na comida

A ansiedade vai te deixar gordo – essa máxima é a mais pura verdade. O cotidiano, sempre muito atarefado, faz com que depositemos nossos problemas na comida. Quem nunca chorou em cima de um pote de sorvete? E é aí que está o problema. Porque funciona como se fosse uma droga: um vício em forma de doce, massa e fritura.

Essa compulsão é tão prejudicial que, além de engordar, te deixa com sentimento de culpa. Como eu disse acima, está ansioso ou nervoso? Invista em um chá ou beba água. Relaxa, estimula o seu organismo e o melhor: não entope as suas veias.

amor-proprio

Seu corpo é o seu templo

Seu querido corpinho estará com você até o final de seus dias, então porque não tratá-lo com a devida atenção que ele merece? Às vezes não paramos para pensar, mas qual o sentido de intoxicar nosso corpo com açúcares, massas e frituras? Um prazer momentâneo pode ser o grande problema de você não conseguir atingir os seus objetivos.

Damos tanta atenção ao trabalho e aos estudos e por que não cuidar do bem mais precioso que temos enquanto vivos? Antes de abrir a boca e engolir qualquer coisa, ponha essa cabeça para pensar: eu vou me alimentar ou me intoxicar? Você sabe a resposta.

determinação

Esteja determinado

A determinação é a chave de todas as conquistas e sem o primeiro passo ninguém sai do lugar. A parte mais difícil de conseguir qualquer coisa é começar. É apertar o play. Porque você terá que mudar a sua realidade e aprender dia após dia como fazer as coisas certas. Não existe mágica, existe foco e determinação. Sem medo de parecer piegas, tenho que dizer que a chave do seu sucesso está dentro de você.

amigos_pizza

Não torne a dieta o foco principal da sua vida

Muita gente acha que fazer dieta é uma coisa chata porque pensa que tem que viver em função dela. E não é verdade. Ninguém precisa chorar porque “OMG eu não posso comer aquele pedaço de pizza”.

Pera lá, ninguém precisa se restringir tanto ao ponto de não poder ser feliz. Ser feliz é parte do pacote para você chegar aonde você quer. Então, se você quer comer um pedaço de pizza, coma. Mas não coma todos os dias, nem a pizza inteira. Trabalhe com o bom senso que o resultado é certeiro.

Chocolate_Prawer_Cacau

Troque o chocolate ao leite pelo 70% cacau

Ai, o chocolate. O vilão, o amado, o sedutor, o delicioso e impiedoso chocolate. Muita gente nem sabe, mas a grande maioria dos chocolates por aí oferecem mais açúcar do que cacau na sua composição. Esses dias eu assisti o vídeo abaixo, da jornalista Francine Lima, e ele é bem explicativo em relação ao chocolate que encontramos no mercado. Sugiro que você assista ao vídeo e troque o chocolate ao leite pelo 70% cacau. Se achar muito amargo, 60%.

Mude de vida

A verdade é uma só: não adianta fazer dietas mirabolantes, emagrecer e depois voltar para a vida de antes. Ter uma vida saudável e manter o seu peso depende de como você vai levar a sua vida dali para a frente. Emagrecer significa mudar de vida. Se você não está disposto a isso, nem comece porque a frustração virá à galope depois que você voltar a mergulhar na fritura.

###

Se alimentar bem também é uma forma de inteligência

Eu escrevi esse texto como forma de ajudar e servir de estímulo para quem está a tempos tentando emagrecer. As minhas dicas representam o que eu mudei na minha vida e refletem a maneira como eu consegui perder peso. Pode ser que você não se adapte a elas, então eu sugiro que você procure um médico e busque uma dieta que seja ideal para o seu estilo de vida.

Temos muito pouco tempo em vida para passar não gostando do que vemos no espelho. Repito: nosso corpo é o nosso templo e ele precisa ser cuidado e bem tratado. Espero de coração ter ajudado e desejo boa sorte a quem resolver se aventurar!

Leia também 20 Dicas para ter Sorte na Vida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...