Conheça o lago que petrifica criaturas

Lago que petrifica

O lago Natron na Tanzânia tem uma peculiaridade: ele é mortal. Transforma qualquer animal que o toca em pedra por conta da sua composição química que varia um PH entre 9 e 10,5. O resultado é que as criaturas que morrem nele ficam lá, como se fossem estátuas empalhadas.

Conheça o lago que petrifica

O autor das incríveis fotos é Nick Brandt, que as publicou em seu livro Across the Ravaged Land (Por toda a terra devastada).

Eu inesperadamente encontrei as criaturas – todo tipo de pássaros e morcegos – ao longo da costa do Lago Natron, no norte da Tanzânia. Ninguém sabe ao certo exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confunde. Assim como pássaros colidem com janelas de vidro, eles caem dentro do lago.

O lago leva o nome de natrão, uma substância que naturalmente é composta principalmente de carbonato de sódio, com um pouco de bicarbonato de sódio. Aqui, isso vem de cinzas vulcânicas, acumulada desde o Grande Vale do Rift. Os animais que ficam imersos na água e morrem são calcificados.

Ninguém sabe ao certo como eles morrem, mas parece que a natureza reflexiva da superfície do lago confunde, e como os pássaros que colidem contra vitrais, deixam de conseguir voar para fora do lago.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • MARIA

    MASSA!