Cinema e TV

Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha – Crítica

Crítica - Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha

Crítica - Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha

Jackass Presents: Bad Grandpa, que foi traduzido ridiculamente para Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha, é a volta do famoso quadro de babaquices da MTV para as telonas. Com a ressalva que, desta vez, os produtores Jeff Tremaine, Johnny Knoxville e Spike Jonze resolveram focar os seus esforços em dois personagens: o Vovô safado e o seu neto, Billy.

Engana-se quem acredita que o espírito “Jackass” tomou conta deste capítulo. Apesar de ter piadas pesadas, exite uma história e um contexto. Não é apenas tirarão de sarro, gente sofrendo mutilações ou realizando loucuras.

Trata-se da história de um velho que lamenta (ou celebra) a morte de sua esposa e que precisa levar o seu neto de oito anos para o pai. O motivo disso é explicado nas conversas do menino Billy, que sempre comenta com as pessoas na rua que a sua mãe gosta muito de crack e foi presa.

A partir daí, um velho tarado cai na estrada com o seu neto, criando um rastro de situações constrangedoras e atípicas.

Crítica - Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha

Usufruindo do cotidiano para criar ficção

O recurso mais interessante do filme está no modo como o diretor utiliza um roteiro linear com acontecimentos reais para montar a narrativa. Enquanto o vovô e o garoto lapidam a história em takes que mostram apenas os dois personagens, o recheio do filme está em grandes pegadinhas em estabelecimentos reais e na rua.

Isso dá um ar de veracidade ao longa, já que as situações a todo momento criam reações espontâneas e sinceras por parte do “elenco” do filme – que são as pessoas sacaneadas.

Não há preço para as caras de espanto, choque e pessoas desacreditadas do que estão vendo, ouvindo ou presenciando. Há brincadeiras com cadáver, peidos, furtos, palavreado chulo e até mesmo a tentativa de enviar o garoto pelos correios dentro de uma caixa, para dar alguns exemplos.

Crítica - Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha

O filme também é embalado por uma agradável trilha sonora que mescla violões e ritmos de blues, que combinam perfeitamente com o clima de “cair na estrada” o qual os dois personagens enfrentam.

Entre uma pegadinha e outra, há aquelas que não são tão efetivas e não muito espertas. Mas entre os altos e baixos de um velho com o seu neto, há espaço reservado para muitas gargalhadas.

Quem esperava algo mais Jackass, ou algo mais podre, terá uma surpresa. Bad Grandpa (ou Vovô Sem Vergonha) pode atingir um público maior de pessoas do que apenas babacas se arrebentando. Rende boas risadas.

Brinquedo Quebrado

Cama ajustável

Atropelando o pinguim

Nota: 4/5

4estrelas

Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha

Jackass

Produção: MTV Films / Dickhouse Productions | Distribuição: Paramount |Direção: Jeff Tremaine | Roteiro: Jeff Tremaine, Johnny Knoxville, Spike Jonze | Elenco: Johnny Knoxville e Jackson Nicoll | Assista ao trailer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
Cinema e TVCríticasCríticas de FilmesDestaqueNews

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!