13 interessantes curiosidades sobre sonhos

13 interessantes curiosidades sobre sonhos

Os sonhos são experiências misteriosas na vida do ser humano. Durante a era do Império Romano, os sonhos eram até levados ao Senado para análise, e muitas pessoas acreditavam que eles eram sinais dos deuses.

Enquanto havia interpretadores de sonhos juntos de líderes durante os combates, artistas também se inspiravam e ainda se inspiram em sonhos para criar suas artes.

Abaixo, você confere algumas curiosidades sobre sonhos, este elemento que tanto nos intriga.

Curiosidades sobre sonhos

1 – Você esquece 90% de seus sonhos

Cinco minutos depois de acordar, metade do seu sonho é esquecido. Dez minutos depois, 90% é esquecido.

13 interessantes curiosidades sobre sonhos

2 – Pessoas cegas também sonham

Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ver imagens em seus sonhos. As pessoas que nascem cegas não veem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e emoção.

13 interessantes curiosidades sobre sonhos

3 – Todo mundo sonha

Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica). Se você pensa, você não está sonhando, você simplesmente esquece seus sonhos.

dreams-piano

4 – Em nossos sonhos, vemos apenas faces que já conhecemos

Nossa mente não está inventando rostos – em nossos sonhos, vemos rostos de pessoas reais que vimos durante a nossa vida, mas podemos não lembrar dessas pessoas. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos ao longo de nossas vidas, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.

dreams-fairies

5 – Nem todo mundo sonha com cores

Um total de 12% das pessoas sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Estudos realizados em 1915 através da década de 1950 afirmou que a maioria dos sonhos eram em preto e branco, mas esses resultados começaram a mudar na década de 1960. Hoje, apenas 4,4% dos sonhos em pessoas de menos de 25 anos são em preto e branco. Pesquisas recentes sugerem que essas mudanças estejam ligadas à mudança de filme e TV em preto-e-branco para a mídia em cores.

dreams-night

6 – Sonhos são simbólicos

Se você sonha sobre algum assunto em particular, não é comum que o sonho seja sobre isso. Os sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica. Seja qual for o seu sonho, é mais provável que seja um símbolo para si.

dreams-summer

7 – Emoções

A emoção mais comum em sonhos é a ansiedade. Sentimentos negativos são mais comuns do que positivos.

dreams-winter

8 – Sonhos recorrentes

Embora o conteúdo da maioria dos sonhos é sonhado apenas uma vez, muitas pessoas experimentam sonhos recorrentes, com a mesma narrativa. Até 70% das mulheres e 65% dos homens relatam sonhos recorrentes.

dreams-forest

9 – Animais sonham também

Estudos têm sido feitos em muitos animais diferentes, e todos eles mostram as mesmas ondas cerebrais durante o sono com sonhos, como seres humanos. Assista a um cachorro dormindo por algum momento. As patas se movem e eles soam como se estivessem perseguindo algo em um sonho.

dreams-cat

10 – Corpo paralisado

Durante o sono REM o corpo é paralisado por um mecanismo no cérebro, a fim de impedir os movimentos que ocorrem no sonho de serem feitos fisicamente. No entanto, é possível que este mecanismo seja disparado antes, durante, ou depois do sono normal, enquanto o cérebro desperta.

dreams-flying

11 – Incorporação do sonho

Nossa mente interpreta os estímulos externos e nossos sentidos são bombardeados quando estamos dormindo e os torna parte de nossos sonhos. Isto significa que, às vezes, em nossos sonhos, nós ouvimos um som da realidade e incorporamos ele de alguma forma. Por exemplo, você está sonhando que você está em um concerto, enquanto o seu irmão está tocando guitarra durante o seu sono.

dreams-evening

12 – Homens e Mulheres sonham diferente

Homens tendem a sonhar mais com outros homens. Cerca de 70% dos personagens de sonho de um homem são os outros homens. Por outro lado, o sonho de uma mulher contém um número quase igual de homens e mulheres. Além de que, os homens em geral têm emoções mais agressivas em seus sonhos do que as mulheres.

dreams-dance

13 – Sonhos e premonição

Os resultados de várias pesquisas em grandes conjuntos populacionais indicam que entre 18% e 38% das pessoas já experimentaram pelo menos um sonho premonitório e 70% experimentaram déjà vu. O percentual de pessoas que acreditam que o sonho premonitório é possível é ainda maior, variando de 63% a 98%.

Por fim, fica uma frase:

“Sonhos são ilustrações… que o livro da sua mente desenha sobre você.” (Marsha Norman)

Créditos das fotos: alicepopkorn

Via

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...