Empresa sugere preencher estradas com painéis solares para gerar energia

painel-solar

O pessoal da empresa Solar Roadways lançou uma campanha para angariar fundos no Indiegogo com objetivo de cobrir todas as estradas nos EUA com painéis solares de vidro e com iluminação LED.

Como há cerca de 30.000 quilômetros quadrados de estradas nos EUA, o potencial de geração de energia é enorme. Para se ter uma ideia, se todas as estradas fossem pavimentadas, seria gerado mais energia do que o país inteiro consome. Imagine só se a ideia também se espalhar pelo mundo?

Além disso, os painéis solares hexagonais podem gerar energia suficiente para iluminar o caminho, derreter o gelo e neve, e enviar o excesso de energia para as cidades.

neve
Teste para derretimento de gelo. (Foto: Solar Roadways/Divulgação)

Painéis de vidro temperado não só geram energia sustentável, eles também oferecem uma área maior do que os materiais tradicionais de estradas. Tem cerca de 1,5 cm de espessura e suporta até 113.000 kg de caminhões sobre eles. Apesar de ser de vidro, não são escorregadios.

Não há buracos e eles podem também indicar melhor o caminho. E em um futuro próximo poderiam abrigar estações para carregar carros elétricos.

A principal desvantagem dos painéis são o preço. Eles são caros. Porém, a empresa pediu US$ 1 milhão para desenvolver o produto, e já conseguiu mais de US$ 2 milhões.

Se formos comparar com a possibilidade de eliminar o uso de combustíveis fósseis e extremamente poluentes, pode ser uma excelente saída.

Confira como funciona a tecnologia nos vídeos abaixo.

Painéis solares para preencher estradas

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Diego Rodrigues dos Santos

    No game Sim City mais recente tem ruas assim. Sempre achei possível para nosso tempo algo deste tipo.