10+ excelentes jogos para a vida toda

10+ excelentes jogos para a vida toda

Jogo vai, jogo vem, e existe sempre aquela listinha básica de jogos infinitos. Ou seja, aqueles jogos para a vida toda que divertem seja a hora que for. Não interessa quanto tempo você já tenha jogado, sempre é legal começar de novo, pois as possibilidades são praticamente sem limites.

É o caso, principalmente, de jogos de estratégia ou gerenciamento de recursos ou simulação. Mas atualmente existem também jogos diferentes, como em primeira pessoa ou de cartas, que tem esse poder de se tornar divertidos por tempo ilimitado.

Esta lista que você confere é um arquivo bem pessoal. São aqueles jogos que eu mantenho ativos por toda a minha vida. Aqueles que realmente valem cada centavo, pois as horas que eles proporcionam de diversão são praticamente ilimitadas. E são aqueles jogos que, por mais que você enjoe temporariamente, passa alguns dias, semanas, e anos, e a diversão permanece ali, não importa quando você instalar eles novamente e jogar.

Confira a lista!

Jogos para a vida toda

Civilization I, II, III, IV, V, VI

A série Civiliization é, particularmente, muito especial para a minha formação pessoal. Por isso, tenho um carinho imenso pela franquia desde o Civilization II. Um jogo que eu destrinchava e passava muitas horas jogando quando garoto – o que me rendeu um altíssimo desempenho nas aulas de História, já que eu muitas vezes já sabia sobre os ensinamentos didáticos devido ao jogo. Tipos de governos como feudalismo, monarquia, democracia, guerras, maravilhas do mundo, construções históricas, eventos importantes, religiões, elementos culturais e os rumos que as civilizações e a história tomaram faziam parte do meu reportório antes mesmo de aprender na escola.

StarCraft 1 e 2

O jogo de estratégia com temática espacial da Blizzard é simplesmente uma obra de arte dos games. Aquele tipo de game que não enjoa nunca e as partidas oferecem sempre um novo desafio e diferentes tipos de estratégias para serem traçadas. O fator replay aumenta ainda mais por ter três raças disponíveis e dezenas de unidades para criar e manipular. Sem falar no modo online, que se mantém firme e forte até hoje.

Overwatch

Este outro game da Blizzard não se trata de um título de estratégia ou gerenciamento de recursos, mas sim de batalhas em primeira pessoa com diferentes tipos de personagens. Cada um com habilidades especiais – o que torna o balanceamento de equipes bastante interessante, pois é necessários diferentes tipos de herois (defesa, ataque, flanco) para que as partidas sejam disputadas. Esse trabalho em equipe e variedade garantem inúmeras horas e diversão.

Paladins

A versão gratuita do Overwatch. Apesar de ter sido anunciado e entrado em produção antes do concorrente da Blizzard, hoje em dia tem a fama de “Overwatch de pobre”, pois é um game gratuito. Mas, sinceramente, o game não peca em nada em relação a gráficos, jogabilidade e variedade de heróis.

Hearthstone

Este é um viciante games de cartas que usa os personagens e criaturas dos jogos do mundo de WarCraft, da Blizzard. Existem milhares e combinações de baralhos e tipos de heróis, criaturas e poderes especiais para desfrutar – o que garante infinitas horas de diversão gratuita e casual.

The Sims 1, 2, 3 e 4

A série The Sims é especialmente famosa pelo seu apelo em criar uma simulação de vida real, onde você cria e controla seres humanos e suas vidas, como trabalho, diversão, relações interpessoais e mais em um ambiente 3D animado e bastante cômico. É como se fosse uma caricatura da nossa vida, onde a diversão não está apenas em controlar os bonecos, mas também criar casas e construções interessantíssimas.

SimCity 4

Da mesma produtora que o The Sims, a Maxis, SimCity 4 é um simulador de criação de cidades conhecido mundialmente. A quarta edição do game, além de leve e rodar em quase qualquer máquina, é a mais completa de todas – até mesmo de versões mais recentes do jogo como o Simcity Societies e o remake SimCity, que infelizmente oferece espaços muito pequenos para a criação e gerenciamento de cidades. SimCity 4 não peca como o novo game em quesito de tamanho da metrópole, assim como opções de construções.

Cities: Skylines

A mesma premissa de construção de cidades do SimCity, só que de uma forma muito mais avançada e simples de gerenciamento. Há infinitas opções de tipos de cenários e mods para serem adicionados ao jogo, o que garante diversão por muito tempo, se não para a vida toda. Diferente do SimCity, Cities traz gráficos animados em 3D e um sistema bem interessante de transporte.

Stardew Valley

Este carismático, belo e viciante game fará o tempo passar rapidamente quando você começar a gerenciar uma fazenda no estilo Harvest Moon. Como um sucessor espiritual da famosa saga japonesa, este título traz muitas opções de customização e organização da fazendinha, e com certeza chama a atenção de qualquer um que curta o gênero. Arrisco até a dizer que quem nunca jogou games de fazenda e gerenciamento também se encante profundamente com o título.

Company of Heroes

Esta série criada pela Relic Entertainment é simplesmente fantástica. Reconta eventos ocorridos nas grandes guerras mundiais sob a perspectiva de estratégia em tempo real. O jogador precisa gerenciar suprimentos para se abastecer de tropas terrestres e veículos para dominar pontos do mapa. Toda a história e missões são inspiradas em eventos que realmente aconteceram.

Tropico 1, 2, 3, 4 e 5

Outro de meus favoritos de todos os tempos, simplesmente por permitir que o jogador gerencie uma ilha caribenha (como Cuba), realizando todos os trâmites de produção, comércio, turismo, relações políticas. O mais interessante é que é possível selecionar o tipo de governo que você leva, e adotar certos princípios e leis. Você pode tanto criar e gerenciar uma ilha essencialmente socialista, como também abrir as pernas para o capitalismo selvagem. Genial.

E para você? Quais jogos fazem parte da sua vida?

 

Veja mais listas de games, cinema, arte, arquitetura e cultura pop.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  • carpev

    Europa Universalis I, II, III e IV

  • Pedro Correa

    age of empires também é divertido á qualquer momento, e os clássicos do NES e SNES