Cinema e TV Listas Listas de Filmes

26 excelentes filmes baseados em livros

Abril 6, 2015

author:

26 excelentes filmes baseados em livros

Livros são incríveis. Eles têm o poder de levar a nossa mente para outro universo.

Permitem que a gente viva diversas vidas em uma só.

Que tenhamos pontos de vista diferentes sobre milhares de assuntos.

Que possamos aprender, crescer, pensar, viajar e se divertir.

Tudo ao mesmo tempo.

São muitas as histórias de livros que são transportadas para o cinema. Narrativas com personagens profundos, detalhados e contos que nos passam mensagens valiosas.

Escolhemos 26 dessas narrativas que se transformaram em excelentes filmes.

Filmes baseados em livros

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)

Um-Sonho-de-Liberdade

Baseado no romance “Rita Hayworth and Shawshank Redemption”, de Stephen King, Um Sonho de Liberdade apresenta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro acusado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e seu amante.

Preso durante 20 anos, ele se torna amigo de Ellis “Red” Redding  (Morgan Freeman) e conquista espaço na prisão usando a inteligência se revelando uma personalidade diferente dos outros detentos. Mais que a vida atrás da grades, Um Sonho de Liberdade traz uma discussão profunda sobre a liberdade, a esperança e o senso de justiça.

Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles)

Entrevista-com-Vampiro

Baseado no livro de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro ainda é um dos melhores filmes de vampiros da história. Conta a história de Louis (Brad Pitt), um homem transformado em vampiro por Lestat, no século XVIII, e que passa a vida procurando algo que explique a sua condição de imortal.

O vampiro depressivo normalmente se alimenta de animais, mas um dia morde uma garotinha (Kristen Dunst), que é transformada em vampira por Lestat (Tom Cruise), seu amigo vampiro, e logo ela se torna a sua melhor amiga. No entanto, ambos partilham da opinião de que ser imortal é uma maldição. Principalmente a garota, que se torna adulta mas permanece presa no corpo de uma criança.

O Jogo da Imitação (The Immitation Game)

Jogo-da-Imitacao

Um filme que conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático pioneiro da computação criador um projeto de computador que seria capaz de decifrar os códigos de guerra utilizados pelo exército Alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Turing foi uma figura genial, mas sofreu muita injustiça enquanto estava vivo. É uma história que fala sobre conquistas, desafios e como a sociedade pode ser injusta.

Anna Karenina

Anna-Karenina

Baseado em um grande clássico do escritor russo Liev Tolstói, este filme conta a história de uma aristocrata que, apesar de ter uma vida cheia de riquezas e beleza, sente-se vazia.

Logo ela se apaixona por Conde Vronsky e inicia um caso amoroso que causa muitas reviravoltas. Enquanto isso, a narrativa acompanha também Konstantin Levin, um camponês que tem o sonho de se casar com Kitty, irmã de Dolly, esposa do irmão de Anna Karenina.

O filme é contado em forma de teatro, e tudo ocorre de forma bem dinâmica. Uma história cheia de revelações e questões filosóficas sobre os relacionamentos humanos.

O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs)

Silencio-dos-Inocentes

O livro de Thomas Harris deu origem a este filme eletrizante de suspense que estrela Anthony Hopkins em seu melhor papel no cinema: o do assassino canibal Hannibal Lecter.

A história acompanha Clarice Starling, uma novata no FBI que procura ajuda de Lecter – que está preso –, para encontrar um serial killer chamado Buffalo Bill.

Os diálogos entre os personagens são densos e Lecter, que é ex-psiquiatra, oferece dicas para que o FBI encontre o assassino.

O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings)

senhor-dos-aneis

Um dos maiores clássicos da fantasia foi transformado em filme por Peter Jackson e sua equipe. Os filmes acompanham a saga de Frodo Bolseiro, um Hobbit com a missão de levar o poderoso e tentador anel mágico para ser destruído nas terras de Mordor.

História fantástica, cheia de aventuras, mensagens valiosas e personagens carismáticos.

O Hobbit (The Hobbit)

O-Hobbit

Assim como a saga “O Senhor dos Anéis”, a saga O Hobbit foi convertida em filmes pela mesma equipe de produção. No entanto, apenas os dois primeiros filmes realmente condizem com a história original. O último acompanha a história dos livros “O Hobbit” só até os primeiros 10 minutos.

Harry Potter

Harry-Potter

Que jovem de hoje não conhece Harry Potter? A obra de J. K. Rowling fez sucesso não só nos livros, mas também acumulou recordes de bilheterias nos cinemas. Gerou nada menos que US$ 7,7 bilhões em receitas em todo o mundo e conta a história de um garoto de Londres o qual descobre ser um bruxo no seu aniversário de 11 anos.

Logo ele embarca para uma viagem na escola de bruxos chamada Hogwarts. A partir daí se depara com diversos tipos de mistérios, conspirações e reviravoltas que giram em torno deste mundo mágico.

Jogos Vorazes (Hunger Games)

jogos-vorazes

Inspirado na série de livros escrita por Suzanne Collins, jogos vorazes mescla pesadas críticas a uma sociedade totalitária com uma história cativante para jovens e adultos. Narra as aventuras de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora em um mundo chamado Panem.

A grande e tecnológica, porém autoritária Capital, organiza os Jogos Vorazes, eventos como um Big Brother bárbaro e em muito mais escala, para manter o poder sobre todos os distritos. Katniss, membro do último e mais pobre distrito, é a salvação da resistência para derrubar este sistema.

O Menino Do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas)

O-Garoto-do-Pijama-Listrado

Um filme tocante e pesaroso baseado no romance homônimo de John Boyne. Retrata o mundo inocente de duas crianças durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que uma (Shmuel) é judia e outra (Bruno) é filho de um oficial nazista.

Bruno vive isolado no jardim da casa próxima onde seu pai trabalha, que é um campo de concentração, e começa a explorar o local. Logo ele cria uma amizade com Shmuel, um judeu preso no campo.

Trainspotting: Sem Limites (Trainspotting)

Trainspotting

Construído a partir do livro de Irvine Welsh, Trainspotting conta a história de um grupo de viciados em heroína no subúrbio de Edimburgo, Escócia. A história é narrada por um deles, Renton, que até tenta abandonar o vício mas não consegue. Além disso, ele também não consegue arrumar emprego, e se envolve em grandes enrascadas relacionadas a seus amigos. Um retrato da devastação que a droga pode causar na vida das pessoas.

Precisamos Falar Sobre Kevin (We Need to Talk about Kevin)

Precisamos-Falar-Sobre-Kevin

Inspirado na obra de Lionel Shriver, o filme conta a história de Eva Katchadourian, uma mulher que tenta recuperar-se de uma tragédia familiar. Depois de uma gravidez tardia, no entanto, a vida de Eva muda completamente. Kevin, seu filho, é uma criança agressiva, cruel, maldosa. Ele é hostil com a mãe e destrói a paz familiar – tornando sua mãe em uma pessoa depressiva e amargurada.

A situação se agrava ao longo do filme, até despontar em um final chocante.

A Menina Que Roubava Livros (The Book Thief)

A-Menina-Que-Roubava-Livros

A Menina que Roubava Livros trata de um assunto já bastante debatido nas histórias de ficção: a Segunda Guerra Mundial. Mesmo o tema já ter sido retratado em grandes filmes, como O Pianista, A Lista de Schindler, A Vida é Bela, O Diário de Anne Frank e tantos outros, a adaptação do livro do australiano Markus Zusak sugere um novo ponto de vista: como os alemães menos abastados lidaram com as imposições de Adolf Hitler?

Um filme maravilhoso e tocante, que de uma forma bem irônica, e com um tom de humor, fala sobre a beleza das relações humanas, mesmo em épocas de grandes desgraças.

Saga Millennium (The Girl with the Dragon Tattoo)

millenium

Baseado na série Millenium, do escritor e jornalista sueco Stieg Larsson, esta trilogia conta a história de assassinos e crimes contra as mulheres. São filmes longos, mas com personagens muito bem trabalhados e narrativas interessantíssimas.

O Poderoso Chefão (The Godfather)

O-Poderoso-Chefao

Considerado para muitos a maior obra prima da história do cinema, O Poderoso Chefão narra a trajetória da família Corleone (de 1945 até 1955) e a sua luta para manter o reinado na máfia. Dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo, o filme traz no elenco estrelas como Marlon Brando e Al Pacino.

Cada um dos três filmes da trilogia acompanha membros distintos da família Corleone, e apresenta aos poucos uma história densa e cheias de acontecimentos marcantes que assolam a máfia italiana. No final da trilogia, você se sentirá um membro da família, pois somos apresentados aos personagens e aos acontecimentos nos mínimos detalhes e de forma espetacular.

Clube da Luta (Fight Club)

Clube-da-Luta

Dirigido por David Fincher, este filme é inspirado no romance homônimo de Chuck Palahniuk. Acompanha a vida de um homem anônimo que está descontente com seu trabalho e decide formar um clube de combate.

Este clube cresce bastante e se torna em uma organização perigosa. E o final reserva bastante surpresa.

Ilha do Medo (Shutter Island)

Ilha-do-Medo

Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) é considerado uma lenda da Polícia Federal. Junto de seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) é enviado para o caso mais difícil de sua carreira: Shutter Island, um manicômio para prisioneiros perigosos.

Lá ele descobre que os médicos realizam experiência radicais com os funcionários e passa a ir atrás de mais informações enfrentando a resistência dos médicos em lhe fornecer arquivos que permitam que o caso seja aberto.

A Teoria de Tudo (Teory of Everything)

A-Teoria-de-Tudo

A emocionante biografia do mundialmente famoso astrofísico Stephen Hawking é contada neste filme. Desde a sua época de faculdade, o romance com uma aluna de Cambridge, Jane Wilde, a descoberta de uma doença motora degenerativa aos 21 anos e como ele se tornou um dos físicos mais conhecidos do planeta.

O longa traz muitos momentos emocionantes e uma história maravilhosa, muito bem contada pelo diretor James Marsh e com atuações impressionantes, como ade Eddie Redmayne – que interpreta Stephen.

O Iluminado (The Shining)

O-Iluminado

Stanley Kubrick fez um excelente trabalho com a obra de Stephen King em “O Iluminado”. Ele inseriu elementos de terror psicológico que ficaram marcados para sempre no cinema. Especialmente com a espetacular atuação de Jack Nicholson.

O filme conta a história de uma família que passa as férias em um hotel afastado, durante o inverno. O hotel, no entanto, está vazio e tem poucos funcionários trabalhando por lá.

A Lista de Schindler (Schindler’s List)

A-Lista-de-Schindler

Inspirado na obra de Steven Zaillian, este filme dirigido por Steven Spielberg conta a hisória de um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. Um homem que colocou sua vida em risco e se dedicou a salvar vidas durante o período da guerra. No final das contas, foi e é homenageado até hoje pelos seus esforços e solidariedade.

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County)

Pontes-de-Madison

Clint Eastwood dirigiu e fez o papel de protagonista em um excelente filme inspirado na obra de Robert James Waller. O longa conta a história de uma mulher casada, porém solitária (Meryl Streep), que se apaixona por um fotógrafo da revista National Geographic.

Tudo é contato em forma de flashbacks, e aos poucos a história revela detalhes curiosos e reserva um final emocionante.

Blade Runner

Blade-Runner

Inspirado no livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de Phillip K. Dick, este filme acompanha a vida de um caçador de androides – que ganha a vida na Terra caçando robôs que se passam por gente em uma época pós guerra nuclear.

Para isso, existem testes para identificar os tais robôs. No entanto, o protagonista passa por maus bocados ao encontrar seus alvos.

Garota Exemplar (Gone Girl)

Garota-Exemplar

Garota Exemplar são vários filmes dentro de um só. Com um suspense que envolve o desaparecimento da esposa de Nick Dunne (Ben Affleck), a história apresenta como a mente humana pode ser sórdida e criativa ao mesmo tempo. De uma maneira surpreendente, o enredo aborda os desgastes acometidos pela necessidade de manter acesa a chama do casamento. Leia nossa crítica.

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

12-anos-de-escravidao

Filme duro e triste de assistir, mas que serve como um importante meio de refletir sobre a história dos negros e a escravidão. Há muitos momentos no longa que são de revirar o estômago, tamanha crueldade exposta em alguns dos personagens. O pior de tudo é que é inspirado em uma história real.

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Lobo-de-Wall-Street

Um drama de Martin Scorsese sobre Wall Street, baseado nas memórias do corretor Jordan Belfort, cuja frívola carreira culminou em sua prisão.

É a narrativa de um cara sem escrúpulos, que usou de maneiras duvidosas para se tornar milionário no ramo de compra e venda de ações – tudo com base em especulações falsas.

A Pele Que Habito (La piel que habito)

A-Pele-Que-Habito

A Pele que Habito é um longa chocante e maravilhoso. Com Antonio Bandeiras no papel principal, o enredo de Pedro Almodóvar baseado no romance de Thierry Jonquet, apresenta a história de um médico cirurgião plástico alimentado pela obsessão de recriar a pele humana em seu laboratório.

Angustiado pela morte de sua mulher e pelo suposto estupro de sua filha, ele se revela um homem inescrupuloso capaz de fazer qualquer coisa para colocar em prática os seus experimentos. O desfecho é um dos mais brilhantes do cinema e você carrega a tensão do filme na cabeça por dias e dias.

Tem mais algum filme inspirado em livro que você recomenda? Comente e agregue a nossa lista!

Se quiser mais dicas de filmes:

Veja também:

As 24 Melhores Séries Originais do Netflix

12 Filmes de Comédia para você rachar o bico

12 Filmes sobre Solidão para pensar sobre a vida

17 Excelentes Filmes Desconhecidos para você Curtir

16 Filmes de Suspense no Netflix para tirar o seu fôlego

Os 19 melhores e mais arrepiantes filmes de terror recentes

10 Filmes Sobre Felicidade para Alegrar (ou Apertar) o seu Coração

As 10 Melhores Animações do Netflix

16 Filmes de Ficção Científica para Expandir a sua Mente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jornalista, Fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para portais como o MSN, UOL, iG, Terra e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!
23 Comments
  1. San

    Entrevista com o Vampiro foi um livro que me marcou muito, e logo depois saiu o filme no cinema e fui assistir: quase morri do coração, rs. Um livro e filme que li e assisti foi Jurassic Park, perfeito, o filme foi exatamente oque eu li e imaginei...

  2. Edilton

    "Rita Hayworth and Shawshank Redemption" não é bem um romance. Na verdade é um dos quatro contos que compõem a coletânea "As Quatro Estações". Dele saíram outras duas ótimas adaptações: "Stand by me" (conta comigo) e "Apt Pupil" (O aprendiz).

  3. Serena

    "A Invenção de Hugo Cabret", Martin Scorsese.

  4. Liz Delacroix

    Como vcs deixaram faltar o Drácula de Bram Stoker???

  5. Luana

    Histórias Cruzadas, baseado no livro The Help de Kathryn Stockett. Ótimo filme.

  6. Gustavo

    Sobre meninos e lobos???? Um dos poucos casos onde o filme é na vdd melhor que o livro

  7. Giancarlo Paranhos

    faltou O Perfume - Patrick Süskind e A Revolução dos Bichos. George Orwel

  8. Carlos Henrique da Silva

    O filme iluminado foi muito bom mesmo, mas se você considerar a história do filme, ele falhou muito em ser fiel.

  9. Sara

    Papillon - Henri Charrière.

  10. linara

    Diário de uma paixão baseado no livro de Nicolas Sparks... Lindo, bem produzido, emocionante! um dos romances mais lindos que já vi!

  11. kaede

    Battle Royale

  12. dannimaad

    Nossa, só filmaço

  13. Raoni Viana Storti

    Eu adicionaria Choke, do Chuck Palahniuk (mesmo escritor de Clube da Luta). As vantagens de ser invisível. Forrest Gump.

  14. Rodrigo Mendes

    À Espera de Um Milagre com certeza faltou esse

  15. Alex Dante

    Faltou o filme "Perfume-A história de um assassino. E também o filme, "O conde de Monte Cristo". Meus livros favoritos que se tornaram filmes.

  16. Joyce

    Li esse livro quando tinha 10 anos... Jamais esqueci, depois de ter lido ele ingressei ainda mais no mundo da literatura!

  17. Mariana de Paula

    Tem Laranja Mecânica. Muito importante!

  18. Claudinei De Oliveira

    Acredito que a obra baseada em um livro mais interessante é o ensaio sobre a cegueira.

  19. Charles Zard

    Faltou as vantagens de ser invisível :/ melhor livro do mundo...

  20. Vicente Mariani

    Divergente e uma vida interrompida e maze runner e crepúsculo

  21. Suzana

    hauhauha Com certerza ( faltou esse livro ) porém cada um com sua opinião. Como eu era antes de você muito bom o livro, o filme tambem é bom Quem é você Alasca? ( um dos melhores ivros que já li) <3

  22. Angie Violetta

    Lógico como alguém pode esquecer o Sr Darcy.

  23. Caique Alves

    Acho que ele tentou por só livros bons que foram adaptados para filmes bons, mas Uma Vida Interrompida realmente deveria ter entrado na lista

Comments are closed.

Leave a comment
%d bloggers like this: