Logo

7 filmes que contestam a Igreja

Post By RelatedRelated Post

7 filmes que contestam a Igreja

Filmes heréticos e que caminham para o lado obscuro da religião sempre são mal vistos aos olhos de quem segue a ordem cristã gerenciada pelo Vaticano ou outras seitas, comunidades e grupos religiosos. Porém, eles mostram essas instituições por um novo parâmetro e, é claro, nos fazem questionar certas imposições – algo que também é “mal visto” pela Igreja.

O questionamento abre as portas para as dúvidas e as dúvidas levam aos estudos, pesquisas, descobertas e até à ciência. Selecionamos uma lista de filmes que confrontam a Igreja e que são excelentes obras para nos fazer pensar e refletir.

Será que os dogmas religiosos são supremos e divinos? Afinal, Jesus não era cristão, Buda não era budista, Maomé não era muçulmano. Então o que eles eram? Apenas mestres que pregavam o amor… Confira a seguir alguns filmes que contestam a Igreja; não a fé na vida.

Filmes que contestam a Igreja

O Nome da Rosa (Der Name Der Rose, 1986)

o-nome-da-rosa-05

O Nome da Rosa é uma adaptação do livro homônimo do italiano Umberto Eco, lançado em 1980. O diretor Jean-Jacques Annaud conseguiu retratar muito bem os acontecimentos do romance, que acompanha as investigações do Guilherme de Baskerville (Sean Connery) em companhia do noviço Adso de Melk (Christian Slater).

A obra lembra muito Sherlock Holmes e trata de mortes misteriosas que começam a ocorrer dentro de uma abadia medieval. Na época, o riso era considerado pecado pela Igreja e a Inquisição também mantinha escondida obras de grandes pensadores, filósofos e cientistas, com o caso de Aristóteles.

As sujeiras da igreja e a desgraça da população menos favorecida são retratadas neste grande filme, que traz um clima noir e grandes atuações.

Dogma (Dogma, 1999)

7 filmes que contestam a Igreja

Kevin Smith, conhecido por trabalhos como roteirista de quadrinhos e pela direção de Procura-se Amy, entre outros filmes, lançou Dogma como uma crítica direta ao cristianismo e tudo relacionado à religião cristã.

A trama conta a história de dois anjos que foram banidos do paraíso por Deus e ficam presos no estado de Wisconsin. Eles ganham uma chance de salvação, mas logo uma conspiração entre o céu e inferno é revelada, e é onde todo o humor negro da mente de Kevin Smith começa a aparecer para dar um tapa na cara do fanatismo religioso.

Com um humor ácido e provocante, Dogma apresenta famosos personagens da Bíblia de uma forma como nunca vimos antes: Deus é uma mulher; Jesus era negro e Anjos são sacanas. Diversos atores conhecidos participam do longa, como Salma Hayek, Ben Affleck, Matt Damon, Alan Rickman, Chris Rock e até Alanis Morrissette.

Zeitgeist, o Filme (Zeitgeist, The Movie, 2007)

zeitgeist

Este documentário é dividido em três partes. A primeira fala a respeito de religião, a segunda sobre o atentado de onze de setembro e a terceira sobre o banco mundial. O trecho destinado para falar de religiões é uma grande aula de teologia e história das religiões.

Crenças astrológicas pagãs e da antiguidade (como da época do Egito Antigo) são reveladas como as precursoras das religiões atuais, incluindo o cristianismo. Segundo o documentário, todas as pregações, personagens religiosos e divindades vieram do mesmo lugar: da crença no deus Sol.

Zeitgeist abre os olhos de quem acredita que o cristianismo é único e soberano, sendo apenas mais uma cópia de outras religiões que existem ou já existiram por aí.

O Código Da Vinci (The Da Vinci Code, 2006)

the-da-vinci-code-5325edffea376

Inspirado no romance policial do escritor norte-americano Dan Brown, O Código Da Vinci desenrola-se a partir do assassinato de Jacques Saunière (Jean-Pierre Marielle), curador do museu do Louvre, que ao morrer deixou enigmas a serem desvendados por Robert Langdon (Tom Hanks), Sophie Neveu (Audrey Tautou) e Leigh Teabing (Ian McKellen).

O filme causou polêmica ao questionar a divindade de Jesus Cristo e seu suposto romance com Maria Madalena. A trama também questiona grandes organizações católicas, como o Opus Dei e a sociedade secreta Priorado de Sião, que, de acordo com documentos encontrados na Biblioteca Nacional de Paris, possui membros famosos como Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo da Vinci.

O Homem da Terra (The Man From Earth, 2007)

man-from-earth

O Homem da Terra se passa em apenas um cenário, durante uma noite na companhia de um homem (David Lee Smith) que confessa estar vivo desde os tempos pré-históricos.

Reunido com os seus amigos acadêmicos sob muito ceticismo, ele diz estar vivo por conta de uma mutação genética que regenerou as suas células e coloca em discussão questões sobre a mortalidade, a biologia e a história da humanidade. É completamente imperdível!

O Crime do Padre Amaro (El Crimen del Padre Amaro, 2002)

o-crime-do-padre-amaro

Publicado pela primeira vez em 1875, O Crime do Padre Amaro, do escritor português Eça de Queirós, denuncia a corrupção dos padres, que manipulam a população em favor da elite, e o celibato clerical. O filme mexicano, inspirado pelo livro, teve direção de Carlos Carrera e trata do romance entre o padre Amaro (Gael García Bernal) e a jovem Amélia (Ana Claudia Talancón).

Enquanto uma trágica história de amor se desenrola, a trama incita grandes discussões em torno de moralidade e o papel da fé. O Crime do Padre Amaro é uma obra com mais de cem anos, que até hoje chama a atenção de diversas gerações. Como é de se esperar a história causou polêmica e foi atacada por católicos ao redor do mundo.

Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters, 2004)

the_magdalene_sisters

Em Nome de Deus se passa na Irlanda na década de 60 e apresenta a história de quatro mulheres: Margaret (Anne-Marie Duff) que foi estuprada em um casamento por seu primo; Bernardette (Nora-Jane Noone) que é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança; Rose (Dorothy Duffy) e Crispina (Eileen Walsh) que são mães solteiras.

Essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de “pagar por seus pecados”. Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico, no qual as internas são conhecidas como as “Irmãs Magdalena”.

Humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando castigos físicos, as quatro precisam desafiar a violência à qual são submetidas. O filme é inspirado nas instituições chamadas de Asilos de Madalena.

“O filme não é somente sobre a Igreja Católica e sobre como ela reprimiu jovens mulheres na Irlanda, é sobre todas as fés que pensam que têm o direito de pressionar mulheres”, disse Peter Mullan, diretor e roteirista do longa.

Leia também 25 curiosidades sobre The Evil Dead

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Flávio Croffi

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!
  • Priscila Machado

    Faltou o filme: Philomena, mas adorei a lista!

  • Onireves Aleixo

    Também indico Philomena para abrilhantar esta lista !!!

  • Silvana aparecida barbosa

    Passei para dar um oi, deixe-me dizer algumas coisas, todo tipo de heresia é muito triste para Deus, isso dentro e fora da Igreja, mas podemos refletir que até São Pedro negou Nosso Yeshua (Jesus em aramaico) 3 vezes…eu assisti alguns destes filmes mas por graça divina não afetaram minha fé, como Jesus disse que era para bater que a Porta seria aberta, assim o fiz, sabem o resultado??? Eu O vejo todos os dias, face a face, Ele é lindooo,tem um olhar fascinante, rezo para que consigam escolher o lado certo e um dia conhecê-lo. Paz e bem. De uma desconhecida.

  • Shoopeen Leach

    O vê face a face todos os dias ??? Pare com esse crack que tá te fazendo mal…e com o LSD também, viu ?

  • Pena de vc! kkkk