Fim do Corante

Fim do Corante

A PROTESTE (Associação de Consumidores) solicitou aos fabricantes e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a substituição do “Caramelo IV” por corantes mais seguros na formulação de refrigerantes, energéticos, sucos, cereais matinais e outros produtos alimentícios. Seria o fim do corante que pode ser prejudicial à saúde.

Associação pede fim do corante nas bebidas

Nos EUA, por exemplo, a Coca e Pepsi vão mudar a fórmula para evitar inserir alerta de câncer em suas embalagens.  O que certamente causaria um impacto negativo repentino nas vendas.

No Brasil, algumas das bebidas já usam o Caramelo natural, que é comprovadamente mais seguro.

A PROTESTE quer que esta lei também seja validada no Brasil. A associação constatou que produtos da Coca-Cola e alguns da Pepsi apresentam o corante Caramelo IV na composição. Também encontrou no Guaraná das marcas Antártica, Kuat e Schin.

A Pepsi tradicional e Light, por exemplo, utilizam o corante INS 150a, que é o caramelo natural, mais seguro. O que não acontece com a Pepsi Twist e a Pepsi Twist Light, que ainda usam o corante INS 150d.

De acordo com a legislação brasileira, em especial o Código de Defesa do Consumidor, os produtos colocados à venda no mercado não poderão trazer riscos à saúde ou à segurança dos consumidores.

[Via PROTESTE]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...