Ciência

Cientistas encontram fóssil de dinossauro que tinha 59 mil quilos

Cientistas encontram fóssil de dinossauro que tinha 59 mil quilos

Cientistas encontram fóssil de dinossauro que tinha 59 mil quilos

Um grupo de paleontólogos encontrou na Argentina um fóssil do que pode ser o maior dinossauro já descoberto. Os ossos estavam bem completos e preservados, e revelam que seria de uma criatura com 30 metros de altura e 85 metros de comprimento, com um peso estimado de 59 mil Kg. A descoberta foi publicada na “Nature Scientific Reports”.

Dinossauro chamado de “Dreadnoughtus” é o maior animal terrestre que se tem conhecimento

Pesquisadores da Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA), dizem que o dinossauro tem “o maior peso confiável já calculado”, o que o torna maior que qualquer outro animal terrestre conhecido. Os restos do animal foi encontrado no sul da Patagônia, Argentina.

O osso da coxa do dinossauro tem mais de seis metros, o que permitiu o cálculo de sua altura e peso. A criatura foi chamada de Dreadnoughtus (temente de nada) e o estudo foi realizado com base em 200 ossos, cerca de 45% do seu corpo.

Patagonia

Patagônia, na Argentina — região onde foram descoberta a ossada.

O Dreadnoughtus faz parte do grupo de titanossauros, os maiores dinossauros que já viveram. A maioria dos achados relacionados a essas criaturas eram fragmentos, diferente desta descoberta.

Seus ossos foram encontrados em 2005 e levou quatro anos para completar a escavação. Depois, o material foi encaminhado para Filadélfia (EUA), onde foram realizados exames e reconstituições em 3D feitas com cada osso para estimar o peso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
CiênciaMundo GeekNews

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!