Livros e HQ

As principais frases de Zygmunt Bauman em sua palestra no Brasil

Zygmunt Bauman esteve no Brasil durante o seminário Educação 360, no Rio de Janeiro. O notável filósofo falou sobre tempos líquidos e sociedade.

Relações de hoje que são descartáveis e que não duram muito. A rede que criamos, ao invés de comunidades, onde controlamos virtualmente quem faz parte ou não.

Como tudo muda muito rápido. Não apenas na questão amorosa, mas como a humanidade está desconectada ao mesmo tempo que conectada (online), educação, comportamento e sociedade.

Abaixo você confere alguns dos mais importantes comentários feitos por ele durante a palestra:

Bauman

Citações de Zygmunt Bauman em sua palestra no Brasil

Se você quer se planejar para um ano, plante milho.

Se quer se planejar para 10 anos, plante uma árvore.

Se quer se planejar para 100 anos, eduque a população.

 

 

Você está cercado de pessoas tão solitárias quanto você.

Estamos criando uma rede, não uma comunidade.

A rede pertence a mim, a comunidade eu pertenço a ela.

 

 

Na rede, é possível remover e selecionar com quem quero relacionar. Enquanto eu quiser essa rede existe. Se eu parar de nutrir a rede, ela vai desaparecer.

 

 

A Internet e o Facebook traz um tranquilizante para nossa ansiedade, de estarmos sozinhos, contarmos apenas com nossos meios, forças, talentos, conhecimento e os meios materiais para solucionarmos problemas.

 

 

A Internet é uma proteção, um alento, para a vida offline. Uma forma confortável de se conectar e se desconectar – diferente da vida offline.

 

 

Desconfiança é um senso de sobrevivência. Todos estão em uma posição instável.

 

 

Estamos tentando criar uma zona de conforto, onde pessoas estrangeiras, que não são como nós, não estão ali. É como um condomínio fechado, onde pessoas não desejadas não fazem parte.

 

 

A zona de conforto é o eco que reflete sua própria voz. Ou um espelho que reflete seu rosto.

 

 

Há uma segurança enganosa nesta situação de falta de comunhão, a qual não diz como você se comportar. Você se comporta como quiser. Diferente do universo off-line. Na rua, no trabalho, há pessoas de todo tipo e indesejáveis, e você não pode eliminá-los da vida. Você precisa estabelecer um diálogo, ser político.

 

 

Muitas pessoas se dedicam muito ao online e não aprendem como desenvolver uma conversa com pessoas diferentes na vida real.

 

Multitasking prejudica o fato de manter a atenção. Soa impossível ler um livro da página um até a 780, como Guerra e Paz.

 

 

A cultura do café instantâneo. Resultados imediatos. Todos queremos que as coisas sejam feitas agora. Se o computador demora para se conectar, você fica furioso.

 

 

Constância. A capacidade de termos um pensamento linear e consistente, também está em crise.

 

 

Temos muitas informações na Internet, mas não há conclusões. O pensamento linear é importante para alcançar esse objetivo.

 

 

A biblioteca do Google não é a maior do mundo. Não é feita de livros. É feita de uma pilha de dados, de tópicos. E torna difícil para nós acreditar no “todo” dessa biblioteca.

 

 

Conhecimento está se tornando commoditie. Pessoas tem que pagar caro para estudar.

 

 

Educar é investir nos próximos 100 anos.

 

Confira o vídeo completo da palestra no Livestream do Canal Futura:

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
Livros e HQNews

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!