Especial

A História das Bruxas

A História das Bruxas

A História das Bruxas

Ao longo da história, artistas de todos os tipos têm fascinado, se inspirado e mudado, aos poucos, a percepção sobre as bruxas em qualquer tempo ou sociedade. Normalmente, as bruxas são retratadas como uma mulher velha, nariguda, encardida, manipuladora, dotada de Magia Negra e dona de uma risada sarcástica.

A origem das Bruxas

Essa percepção nasceu quando elas foram caçadas durante a Inquisição na Idade Média. Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos consistia na comparação do peso. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que elas tinham uma leveza sobrenatural – por isso conseguem se equilibrar em vassouras. Frequentemente, as bruxas também são associadas aos gatos pretos, que são tidos como espíritos guardiões da Arte das Bruxas.

A arte das Bruxas consiste basicamente em evocação de magia cinza, que não é nem branca nem negra, pois elas não se fundamentam nos conceitos de bem e mal. A história das bruxas foi costurada cheia de sexismo opressivo, fanatismo religioso, proibição de linguagem e muita superstição. Atualmente, há maior tolerância devido ao sincretismo religioso – em que se esquecem as leis internas para pensar em um bem maior – e a propagação do paganismo, como a Religião Wicca.

As bruxas têm inspirado diversos tipos de artistas de todo o mundo. E nós separamos algumas bruxas retratadas por artistas que continuam a levar adiante toda essa mitologia.

Confira desenhos de artistas do DeviantArt:

 Abaixo algumas bruxas da cultura pop:

[Via Techgnotic]

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
EspecialMundo GeekNews

Jornalista interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Se você tem uma, não deixe de me contatar no Facebook, Instagram ou no Twitter.