Jesus é pura ficção

Jesus é pura ficção

 

O teólogo norte-americano Joseph Atwill apresentará um trabalho cuja teoria diz que a vida de Jesus Cristo foi uma história de ficção criada pela aristocracia romana.

Com estudos baseados no Novo Testamento, Atwill diz conseguir comprovar que a parte da Bíblia escrita sobre Jesus foi escrita por romanos.

Jesus é pura ficção

Apresento meu trabalho com cuidado, porque não quero atingir diretamente nenhum Cristão. Mas isso é importante para a nossa cultura. Cidadãos alertas precisam saber a verdade sobre nosso passado para que possamos entender como e porque governos criam falsas histórias e falsos deuses. Isso é feito, frequentemente, para obter uma ordem social que vai contra os interesses do povo comum – disse Atwill à imprensa.

Para o teólogo, a criação da história de Jesus trata-se de uma estratégia política dos romanos para pacificar os ataques violentos dos judeus à Palestina. Cansados de conter guerras armadas, os romanos criaram o mito de um judeu com ideais pacíficos.

A ideia de Atwill, no entanto, não é acabar com o Cristianismo, mas ajudar aqueles que já foram oprimidos pela religião de alguma forma. “Até hoje, por exemplo, [o Cristianismo] é usado nos EUA para criar apoio à guerra no Oriente Médio”, explica Atwill.

[Via Galileu]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...