Animações e Curtas

Sem livros, somos apenas insetos

The Inksect é um curta animado criado pelo escritor e diretor Pablo Calvillo em parceria com a MaliArts, ambientado em um futuro disópico no qual os combustíveis fósseis estão esgotados e é na queima de livros que se encontra uma maneira de gerar energia.

Livros foram proibidos, confiscados como combustível e, com eles, o pensamento livre foi perdido. Os seres humanos se transformaram em baratas analfabetas.

Na cidade de Nova York, um grupo subterrâneo de cientistas, escritores e artistas exilados foram o último bastião daqueles que se lembraram dos livros. O grupo arriscou suas vidas para procurar os exemplares e salvá-los da destruição. Eles são conhecidos como os “The Inksect”.

A estória é de como um dos insetos, Pikes, sai em busca pelos livros e descobre algo ainda mais importante: papel, caneta e alfabetização.

Com forte influência no romance distópico “Fahrenheit 451” de Ray Bradbury, e referências literárias como a “Metamorfose” de Franz Kafka e “O Corvo” de Edgar Allan Poe, o curta faz crítica à banalização da leitura, ressalva a importância da literatura na construção do pensamento livre e nos propõe a reflexão: Nos tornamos insetos quando não lemos?

Diante de tal reflexão, ficamos com o que o poeta argentino Jorge Luis Borges já disse uma vez: “O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desaparecia a história e, seguramente, o homem”.

Sem livros, somos apenas insetos

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
Animações e CurtasCinema e TV

Jornalista, escreve sobre arte, cultura, comportamento, psique, política e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.