Gastronomia

O ovo centenário

ovo-centenario

ovo-centenario

Já ouviu falar sobre o “ovo preservado” ou “ovo de cem anos”? Trata-se de um ingrediente da culinária chinesa feito da conservação de um ovo de pato, galinha ou ganso em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz. A massa é preparada durante diversas semanas ou até meses, dependendo do método usado.

Com o preparo, a gema do ovo centenário assume uma coloração que varia entre o verde claro e o verde escuro, enquanto a clara fica entre o marrom escuro e a transparência. A gema é cremosa com um aroma acentuado, e possui um sabor que se assemelha ao de um queijo.

A clara possui uma textura que se aproxima da textura da clara cozida, mas com pouco sabor. Alguns ovos centenários possuem padrões fractais na superfície, se assemelhando a fractais de Koch. O ovo centenário é considerado uma excentricidade no ocidente, porém é uma iguaria no leste asiático.

O ovo centenário surgiu para servir de alimento em épocas de escassez

ovo-centenario1

A origem do método para criar os ovos centenários provavelmente surgiu de uma tentativa de estender o tempo de conservação de ovos em tempos de escassez de comida.

Acredita-se que o método de produção do ovo centenário iniciou há mais de cinco séculos e foi aprimorado depois da sua descoberta durante a dinastia Ming, na região de Hunan, quando o proprietário de uma casa encontrou ovos de pato na argamassa que foi usada para fazer a sua casa, dois meses antes. Após experimentar, ele resolveu tentar produzir mais, adicionando sal para melhorar o sabor, resultando na tradicional receita do ovo centenário.

O ovo centenário pode ser consumido cru ou como ingrediente de outros pratos chineses. Quem prova, diz que é delicioso apesar do forte odor desagradável que lembra algum tipo de queijo muito forte.

Confira mais detalhes sobre o ovo centenário no vídeo abaixo (em inglês):

Leia mais sobre comidas exóticas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
GastronomiaLifestyleNews

Victor Croffi é administrador, mas já cursou história e jornalismo. Divide o seu tempo livre entre o videogame, seriados, filmes de todos os tipos, e seu filho Gabriel.