Destaque

O poder da música em pacientes com Alzheimer

LO_dementia01

Music & Memory é uma organização sem fins lucrativos que trata de idosos e pessoas debilitadas por meio da tecnologia da música digital com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O instituto ficou famoso depois do lançamento do documentário “Alive Inside: The Story of Music and Memory” que já foi visto por mais de sete milhões de pessoas. O vídeo mostra a capacidade extraordinária da terapia musical para os pacientes que sofrem de Alzheimer ou demência.

Narrado por um trabalhador de ação social e pelo neurologista Oliver Sack, o documentário explora a ligação entre a música e a memória dos pacientes que sofrem de doenças degenerativas. Assista abaixo.

A música em pacientes com Alzheimer

Entre os destaques está um senhor chamado Henry, que sofre de Alzheimer, e que depois que lhe é entregue um iPod cheio de músicas com grandes clássicos do seu tempo de juventude afirma o seguinte:

“Me dá a sensação de amor, de romance. Eu descubro agora que o mundo precisa de música. Aqui têm belas canções”, diz Henry depois de ouvir “I’ll Be Home For Christmas” de Cab Calloway, que é um de seus artistas favoritos.

Em 2012, o documentário foi exibido no Rubin Museum, em Nova York.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
DestaqueLifestyleNewsViva Bem

Jornalista interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Se você tem uma, não deixe de me contatar no Facebook, Instagram ou no Twitter.