Ciência

O primeiro filme de um Eclipse Solar da história (1900)

Junho 25, 2019

O primeiro filme de um Eclipse Solar da história (1900)

Durante uma expedição na Carolina do norte, em 28 de maio de 1900, o mágico e inventor britânico Neil Maskelyne gravou o primeiro filme de um Eclipse Solar da história.

Em uma época que o cinema estava começando a engatinhar, Maskelyne assumiu o desafio de gravar o fenômeno adaptando um telescópio em uma câmera cinematográfica. De acordo com pesquisadores, o item foi fabricado por conta própria.

A gravação com duração de pouco mais de um minuto revela o fenômeno astronômico, mostrando o Sol coberto pela sombra da Lua no exato momento em que o satélite natural passa entre a Terra e o Sol.

“O efeito similar ao de um anel de diamante da coroa lunar afeta a exposição da imagem em sua totalidade. Maskelyne foi capaz de mudar a exposição e a abertura da câmera conforme o evento ocorria, traçando o efeito de desaparecimento gradual da coroa no aumento da luz solar”. comenta Bryony Dixon, curador do BFI.

O filme é resultado de uma segunda tentativa do mágico de capturar um eclipse. Em 1898, ele viajou até a Índia para grava-lo, e conseguiu, mas o filme foi roubado durante a viagem de volta.

A filmagem foi exibida em 1900 no teatro de Maskelyne como parte de um programa de mágica e atos de ilusionistas.

A entidade filantrópica Britsh Film Institute (BFI) em parceria com a Royal Astronomical Society recentemente restaurou e digitalizou o arquivo em 4K.

Hoje ele está disponível online como parte do projeto Victorian Film, no qual 500 filmes feitos entre 1895 e 1901 foram oferecidos ao público pela primeira vez em celebração do 200º aniversário da Rainha Vitória.

Enquanto pudemos acompanhar o fenômeno em 2017 através de vários de veículos nas mídias sociais, há 120 anos havia apenas uma maneira transmiti-lo.

Agora, em apenas um clique, o filme poderá chegar até milhares de pessoas, em um número infinito de cópias perfeitas, em poucos segundos. Algo que seria considerado em 1900 como uma forma de mágica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jornalista, escreve sobre arte, cultura, comportamento, psique, política e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.