Mundo Geek

Startup Next 2015: Ideias para melhorar o mundo

Startup-Next-2015

Todos os anos o Google Brasil, em parceria com a UP Global, sedia o evento Startup Next, que funciona como uma apresentação de ideias para investidores e aceleradoras. Se a ideia for genial a ponto de cativar um investidor, a startup pode sair de lá com um contrato e ganhar investimentos para se desenvolver de forma mais rápida e com orientação profissional e de gente com muita experiência no mercado.

Desta vez, o evento ocorreu no belo escritório do Google em São Paulo, e contou com uma keynote de André Macedo, da ZeroPaper, para dar início ao programa.

A ZeroPaper é uma empresa bem sucedida que oferece gestão de finanças para outras empresas de uma forma bem simples, e Macedo explicou como foi sua trajetória desde o início, que dos trancos e barrancos, o levaram ao sucesso.

Macedo e seus sócios tinham experiência ao trabalhar em bancos e resolveram criar um produto que fosse simples como o Excell, mas que oferecesse mais funções e qualquer pessoa pudesse usar. Depois de muitos erros, tentativas e acertos, os sócios deram passos no caminho certo e conseguiram acumular milhares de usuários, até finalmente ter a oportunidade de serem acelerados por investidores.

Entre as mensagens que ele passou durante sua apresentação, uma das mais importantes consiste em organizar uma “proposta de valor” para sua empresa, ou seja, fazer com que ela seja realmente atrativa e singular – além de ser necessário ter atenção em relação ao cliente final.

Significa que é preciso estudar bem e ter até métricas para satisfazer clientes. Na apresentação, ele citou o Uber como uma empresa que provavelmente foi desenvolvida pensando na experiência do cliente.

O evento seguiu com uma rápida apresentação de outras oito Startups que buscam investimentos para aprimorar e acelerar os negócios, algumas com ideias realmente geniais e que podem ajudar as pessoas. Conheça-as a seguir:

As ideias apresentadas na Startup Next 2015

Local Wander

local-wander

A Local Wander é uma das startups mais interessantes apresentadas no evento. Consiste em um aplicativo para descobrir “segredos” e o melhor de cada cidade. Na hora de você fazer um agendamento para um hotel, no caso, automaticamente você já inicia sua experiência de viagem – ao ter o contato via chat por duas pessoas “experts” na cidade de destino à qual você irá visitar. Essas pessoas são treinadas e fornecem dicas interessantes para você aproveitar o máximo de sua viagem. O modelo de negócio proposto por eles é funcionar em conjunto com hotéis, para aprimorar ainda mais a experiência do cliente e trazer mais satisfação.

Video Jobs

videojobs

O processo de recrutamento de empresas pode ser bastante custoso, principalmente em questões financeiras e tempo gasto. O Video Jobs foi criado para eliminar a “canseira” na hora de contratar, com um sistema de entrevistas online. A ideia é facilitar para as empresas. Ele funciona também como uma rede social, onde o usuário pode fazer upload de currículos em vídeo, e também para empresas, sendo que a empresa pode tanto pesquisar por perfis da rede social como disponibilizar a ferramenta para os candidatos da vaga.

Vesteer

Vesteer

A Vesteer é uma plataforma interessante para quem quer ganhar dinheiro com base em seguidores ou leitores, no caso de páginas do Facebook, blogs, sites. É uma plataforma online de venda de camisetas. No entanto, essas camisetas podem ser criadas diretamente no site e a Vesteer fica responsável por toda a logística. Desde a confecção da roupa (o cliente escolhe a estampa), até o envio. Funciona com base em campanhas. Um usuário pode criar uma campanha para vender, por exemplo, 50 camisetas. Se as 50 camisetas forem vendidas, a Vesteer produz elas, entrega, e o usuário fica com o lucro.

Eu, Neném

eu-nenem

Uma vaquinha virtual para as mães de todo o Brasil. A ideia é disponibilizar uma plataforma para quem tem bebês, para que as mães, ao invés de ganharem presentes e dinheiro fisicamente, conseguir aquela ajuda financeira de forma mais efetiva e virtualmente. Os amigos dão dinheiro e a mãe escolhe onde empregar ele, de acordo com suas próprias necessidades no momento.

 

MelhorEscola.NET

melhor-escola

Entre 193 mil escolas brasileiras, os pais podem usar esta plataforma para comparar cada escola antes de matricular seus filhos. A plataforma oferece informações sobre diversos tipos de escolas, públicas e privadas, para que os pais tenham dados o suficiente para selecionar o melhor local para o seu filho estudar.

 

 

GoPrize

goprize

O GoPrize é uma forma de ganhar prêmios apenas ao se locomover e conhecer lugares. Funciona com base em mapas, e o serviço coloca potes de ouro para serem coletados pelas pessoas que usam o aplicativo. De acordo com os desenvolvedores, usuários chegaram a ganhar uma Smart TV com o aplicativo, apenas ao visitar lugares e com convites enviados para amigos.

 

Solides

solides

O Solides é uma plataforma que permite o usuário ter informações de perfis profissionais de forma completa e fácil. São informações que levariam anos para conseguir em poucos passos. Funciona principalmente para empresas preencher vagas e cortar custos de contratação, levando em conta que três a cada cinco pessoas contratadas são demitidas posteriormente por problemas comportamentais. Além disso, o custo de uma contratação errada pode ser altíssimo para as empresas.

One Cloud

one-cloud

Os mineiros do OneCloud oferecem um serviço que mescla, compara e oferece diversos serviços na nuvem em apenas um lugar. É como se fosse uma loja de provedores, servidores virtuais e serviços da nuvem. Conta com alguns dos principais serviços do ramo e traz tabelas comparativas e de administração de cada serviço em um só lugar.

 

 

O Startup Next é um evento importante para o desenvolvimento de novas empresas brasileiras e fomentação de ideias que podem facilitar a vida das pessoas, principalmente para empresas novas, que tem suas ideias solidificadas, mas precisam de um empurrão para emplacar no mercado. Parabéns à todos os envolvidos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
Mundo GeekTecnologia

Jornalista, co-fundador do Geekness. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru e BABOO e repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World. Curta o Geekness no Facebook!