Cinema e TV

Tim Maia – Crítica

Tim Maia – Crítica

Existem biografias que merecem ser marcadas para a posteridade. Sem dúvidas, a história de Sebastião Rodrigues Maia é uma delas. Baseado no livro Vale Tudo, do escritor Nelson Motta, o filme Tim Maia apresenta a trajetória do cantor, desde a infância pobre no bairro da Tijuca, onde começou a carreira ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o contato com o soul e o movimento negro nos Estados Unidos, o caminho sinuoso para o estrelato, o sucesso e finalmente a morte dada aos vícios e exageros.

Tim Maia é interpretado por Robson Nunes para a fase jovem e Babu Santana para a fase adulta, que engordou 15 quilos e ficou assustadoramente parecido com o cantor. O filme é uma versão romantizada e não literal da história, sendo assim, os dois principais personagens, além do protagonista, são condensações de pessoas que passaram pela vida de Tim Maia. Fábio (Cauã Reymond) é uma síntese de vários de seus amigos, como o próprio Nelson Motta, e Janaína (uma estonteante Alinne Moraes) representa as diversas mulheres de Tim.

tim-maia1

Com uma história cheia de detalhes expostos pelo livro, os produtores tinham um conteúdo rico para trabalhar e focaram em fatos que poderiam ser interessantes para o telespectador. O filme não é hipócrita e mostra os diferentes tipos de drogas que o personagem consumia, com tempo para apresentar a diversão e a devastação que elas podem causar.

O recorte escolhido mostra bem o que acontecia com os negros na época pré e pós a ditadura militar: não compravam carro, nem casa, nem viajavam tampouco tinham oportunidades para melhorar de vida. Nesse cenário, se já era difícil para um trabalhar comum, imagina para quem almejava ser músico.

Prova disso é que Erasmo Carlos (Tito Naville) e Roberto Carlos (George Sauma), que tiveram uma banda junto com Tim Maia, tiveram sucesso bem antes dele. Mas, ainda bem, que o mundo não virou as costas para o talento de Tim e depois que Roberto Carlos lança a canção “Não Vou Ficar”, abriu-se o caminho para o estrelato.

babu-e-alinne-H-657x350

A genialidade de Tim Maia andava lado a lado ao seu temperamento explosivo e aos excessos de sua vida. Seja na comida, nas drogas, nas festas, nas mulheres e até no lado espiritual, Tim Maia ia até a última instância das possibilidades, chegando a se tornar arrogante e a afastar as pessoas ao seu redor.

Os acontecimentos são apresentados em ordem cronológica e acompanhamos a história do perfeito anti-herói: aquele que, mesmo de um jeito meio torto, merece o nosso respeito e atenção. Ele tinha razão: “Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir tenho tanto para contar, dizer que aprendi…”.

Nota: 5/5

5estrelas

Tim-Maia-capaTim Maia

Direção: Mauro Lima
Elenco: Babu Santana, Robson Nunes, Alinne Moraes mais
Gênero: Drama, Biografia
Duração: 140 minutos
Lançamento: 30 de outubro de 2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Categorias
Cinema e TVCríticasCríticas de FilmesDestaqueNews

Jornalista interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Se você tem uma, não deixe de me contatar no Facebook, Instagram ou no Twitter.