Uma Viagem Extraordinária – Crítica

Uma Viagem Extraordinária | Crítica

Baseado no livro O Mundo Explicado por T.S. Spivet, de Reif Larsen, Uma Aventura Extraordinária é o novo filme do diretor francês Jean-Pierre Jeunet, do lúdico O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Com essa mesma pegada leve misturado à essência de A Pequena Miss Sunshine, o filme narra a trajetória de T.S. Spivet (Kyle Catlett), um garoto superdotado e apaixonado por ciências que inventou a máquina de movimento perpétuo e isso o fez partir em uma jornada para receber um importante prêmio.

Spivet mora em Montana, nos Estados Unidos, com a sua família formada pelo seu pai (Callum Keith Rennie), um homem turrão, que ainda está preso nos anos 70 e se considera um verdadeiro cowboy; sua mãe Dr. Clair (Helena Bonham Carter), uma cientista interessada no comportamento de insetos; sua irmã Gracie (Niamh Wilson), uma adolescente que sonha em ser artista e o seu irmão gêmeo, Layton (Jakob Davies), que sofre um acidente mortal que muda a rotina de toda a família.

Uma-Viagem-Extraordinária-1

Spivet acredita que é o culpado pela acidente de Layton e parte em uma viagem cruzando o país a bordo de um trem de carga, em busca do prêmio e usa a viagem como uma forma de aliviar a dor. Para não preocupar os pais, ele decide partir sem avisar ninguém, deixando apenas uma carta. O filme tem um humor leve e a fotografia traz cores vibrantes que atuam junto com as animações, que se caracterizam bem ao estilo Amélie Poulain.

Há também outros personagens interessantes que Spivet encontra durante a jornada: um caminhoneiro que gosta de fotografar as caronas; um policial atrapalhado e a cômica G.H. Jibsen (Judy Davis), a diretora da Universidade Smithsonian que quer fazer fortuna às custas do talento de T.S. Todos os personagens são no fundo inofensivos e contribuem para que Spivet chegue aonde realmente quer chegar que no fundo é junto do amor dos pais.

Uma-Viagem1Extraordinária3

Um dos pontos altos do filme é a atuação de Kyle Catlett, que é totalmente surpreendente principalmente por ser a sua primeira atuação no cinema – seu papel anterior foi na série The Following. Como trata-se de um personagem muito inteligente, o ator usou todo um tom compenetrado e sereno que se encaixa super bem com as sutilezas do roteiro.

Helena Bonham Carter também está em uma de suas melhores atuações, vivendo uma mulher que é ao mesmo tempo excêntrica e centrada, com maquiagem e roupas simples, bem diferente do que estamos acostumados a ver sobre ela.

Uma Aventura Extraordinária é um filme para adultos narrado por uma criança, o que é um ponto de vista arriscado, mas que quando certeiro consegue emocionar e fazer refletir. Temos aqui um filme com uma mensagem simples, mas que ficará com você por bastante tempo.

Nota: 5/5

5estrelas

Uma-Viagem-ExtraordináriaUma Viagem Extraordinária

Direção: Jean-Pierre Jeunet
Título original: The Young and Prodigious T. S. Spivet
Elenco: Kyle Catlett, Helena Bonham Carter, Robert Maillet
Gênero: Aventura, Drama, Família
Nacionalidade: França, Canadá
Lançamento: 6 de novembro de 2014 (1h45min)

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...