Você é empático ou simpático?

The Power of Empathy

– Está difícil aqui.

– Calma, eu sei como é estar ai. Você não está sozinho.

Qual é a melhor maneira de aliviar a dor e o sofrimento de alguém? Neste vídeo do RSA, a Dr. Brene Brown nos lembra que só podemos criar uma verdadeira conexão com as pessoas, se formos corajosos o bastante para entrar em contato com as nossas próprias fragilidades. Confira abaixo!

Empático ou Simpático?

A empatia é uma ferramenta capaz de promover uma conexão emocional entre as pessoas, criando relações afetuosas que permitem compreensão entre ambas as partes. Em outras palavras, ser empático é saber se colocar no lugar do outro.

O simpático vê as coisas de cima. Acena com a mão e não se comove ou sente compaixão pelo o que o outro está sentindo ou passando. Sabe-se que a falta de empatia também pode ser um problema mental, já que muitos estudos concluem que psicopatas ou sociopatas não têm a mínima capacidade de empatia. Suas relações com as pessoas são baseadas em seus próprios interesses e totalmente carente de afeto.

A simpatia pode sim trazer qualidade de vida e atrair pessoas, mas a empatia tem o poder de conquistar amizades e criar vínculos verdadeiros. Por isso, se você estranhou aquele desconhecido lhe contando intimidades sem motivo aparente, saiba que você é uma pessoa empática. Alguém que inspira confiança para uma conversa ou até mesmo uma confidência.

Quando você se coloca no lugar do outro e emite algo de bom, mesmo que você não saiba exatamente o que fazer, é aí que você conquista um amigo. E não é – mutuamente – disso que as relações precisam?

Brene Brown é professora, palestrante, autora de diversos livros e dedica seu tempo a estudar aspectos da vulnerabilidade, coragem, dignidade e vergonha.

Mais vídeos do RSA neste link.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...