WarkaWater: as torres que transformam orvalho em água

WarkaWater: as torres que transformam orvalho em litros de água

No mundo todo, cerca de 768 milhões de pessoas não tem acesso a água limpa e todos os dias 1.400 crianças abaixo dos cinco anos morrem devido a doenças ligadas a água. Levando esses dados em conta, o arquiteto e designer industrial Arturo Vittori criou um projeto tecnológico chamado WarkaWater.

Torres WarkaWater podem ser a solução para captar água em regiões pobres

As torres WarkaWater coletam cerca de 95 litros de água por dia, são fáceis de serem construídas (usam materiais recicláveis e biodegradáveis) e custam apenas US$ 500 por unidade.

Cada torre tem em média 10 metros de altura e usam bambu como estrutura. Há também uma rede de malha, normalmente feita de nylon ou de polipropileno, dentro da torre, que capta as gotas de orvalho que se formam em sua superfície. Essas gotas são armazenadas na parte de baixo da estrutura – tornando fácil o acesso à água potável.

WarkaWater: as torres que transformam orvalho em litros de água

Isso pode ser feito graças as variações de temperatura durante o dia, principalmente do entardecer até a noite ou da noite para o amanhecer.

“Lá [na Etiópia], as pessoas vivem em um belo ambiente natural, mas muitas vezes sem água corrente, eletricidade, um vaso sanitário ou um chuveiro”, disse Vittori durante uma entrevista para a revista Wired.

 

“A WarkaWater é projetada para fornecer água potável, bem como garantir a sustentabilidade ambiental, financeira e social de longo prazo”, diz ele. “Uma vez que os moradores têm o conhecimento necessário de como criar e usar isso, eles serão capazes de ensinar a outros povoados e comunidades para construir as torres WarkaWater.”

O designer espera ver as torres se espalhando pela Etiópia em 2015 e procura por financiadores para prosseguir com o projeto.

warka-04
warka-15
warka-12
warka-11
warka-10
warka-07

 

Leia também: Cientistas descobrem vastas reservas de água doce abaixo dos oceanos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...